“Visitas ao Património Azulejar” de Oliveira do Bairro

726
Smartfire 728×90 – 1

Com o objetivo de valorizar o rico património de que o concelho é detentor, Oliveira do Bairro lançou a iniciativa “Visitas ao Património Azulejar” no âmbito do projeto cultural intermunicipal ‘AMO – O Motor Que Nos Liga’, que envolve este município, Albergaria-a-Velha e Murtosa, tendo como finalidade promover o património cultural, industrial e natural destas regiões.

No ano de 2019, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro procedeu à inventariação de todo o património azulejar no seu concelho. Concluiu-se que 1974 imóveis, cerca de 22% do total, têm azulejos a decorar, a proteger e a valorizar as fachadas dos imóveis existentes.

É necessário salvaguardar as memórias, os azulejos, um património que é de todos, mas também dá-lo a conhecer.

Neste sentido, serão realizadas visitas guiadas aos azulejos de cada uma das freguesias e uma breve conferência sobre a «A azulejaria no concelho de Oliveira do Bairro».

A próxima visita irá dar a conhecer os azulejos dos edifícios da vila da Mamarrosa (14 de agosto). O percurso, com cerca de 5 km, tem como ponto de encontro o Museu de Etnomúsica da Bairrada, onde se irá assistir a uma apresentação, da Dr.ª Cláudia Emanuel, acerca do Património Azulejar do Município de Oliveira do Bairro.

Seguem-se saídas a 28 de agosto e 4 de setembro, às 17h. sempre sujeitas a inscrição prévia e ao limite mínimo de 5 participante e máximo de 10.

Aconselha-se que os participantes se façam acompanhar de calçado confortável, água, máscara e álcool gel.

Para proceder à inscrição, gratuita, basta descarregar o formulário (bit.ly/Patri_AzulejarOLB_Visita1), preencher e enviar para [email protected] até às 12h de dia 6 (sexta-feira).

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.