Albergaria-A-Velha apresentou boas práticas no Seminário Autarquia Solidária

439
V Seminário Autarquia Solidária.

O Município de Albergaria-a-Velha foi convidado a apresentar as suas boas práticas no V Seminário Autarquia Solidária, subordinado ao tema Intervenção Social – Deficiência “Os Desafios de uma Comunidade na Inclusão”, que decorreu ontem na Casa das Artes de Miranda do Corvo.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Num painel, onde participaram também os municípios de Maia e de Gaia, a Câmara Municipal partilhou os vários projetos e atividades que tem desenvolvido na intervenção social para pessoas com deficiência. Em termos de projetos, a Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes, destacou o Incluir+ (Salas Snoezelen e de Integração Social; a promoção da expressão musical, leitura e atividade física junta da população com necessidades especiais; Pontes Sonoras; APP de Música); o Programa de Desporto Adaptado; o Gapric – Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade; a realização de estágios/ formação em contexto de trabalho e CEI+ Contrato Emprego Inserção+; e o serviço de Teleassistência.

Quanto às atividades, referiu-se a aposta na inclusão social em eventos de grande adesão, como o Campo de Férias, a Semana Europeia da Mobilidade, a Comemoração do Dia Europeu sem Carros, bem como o Encontro de Escolas de Natação. A melhoria das acessibilidades no espaço público e equipamentos municipais, incluindo o acesso aos locais de voto, também foi apresentado.

Salienta-se que, no final de 2023, Albergaria-a-Velha foi uma das 14 câmaras municipais que recebeu o reconhecimento “Intervenção Social a Pessoas Com Deficiência” entre os 55 municípios que neste momento integram o programa das Autarquias Solidárias.

No V Seminário Autarquia Solidária, a plataforma Cidade Social fez o reconhecimento público de várias entidades a nível nacional, incluindo duas instituições com área de atuação no Município. A APPACDM de Albergaria-a-Velha e a ASSOL foram reconhecidas como organizações dinâmicas, promotoras dos direitos e da inclusão social das pessoas com deficiência. O reconhecimento à APPACDM e à ASSOL foi feito pela Cidade Social e pelo Município, a convite da Cidade Social.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.