Oliveira de Azeméis: Pedido de IGP do ‘Pão de Ul/Pada de Ul’ avança

549
Pão de Ul (site Parque Temático Molinológico).

O processo de reconhecimento do ‘Pão de Ul/Pada de Ul’ como Indicação Geográfica Protegida (IGP) pela Comissão Europeia deu mais um passo, estando em curso o chamado “procedimento de oposição nacional”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O pedido de reconhecimento de IGP foi apresentado pela Associação de Produtores de Pão de Ul, freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis. Segundo o aviso publicado em Diário da República, o prazo de oposição é de 30 dias a contar da data de publicação.

“Qualquer pessoa singular ou coletiva residente ou com sede em território nacional pode apresentar declarações de oposição, desde que demonstre um interesse legítimo” através de correio eletrónico ou presencialmente. O processo de reconhecimento já tem caderno de especificações e ‘documento único’, que fundamentam o pedido de registo.

Cerca de uma dezena de padeiras continuam a a manter a confeção tradicional das padas à moda de Ul, bem como da muito apreciada regueifa de canela (pão doce).

» Documentos do século XVIII já atestam a presença de moinhos em terras de Ul, incentivando a confeção de pão:

» Feito com farinha de trigo, fermento, água e sal, o pão de Ul é obrigatoriamente cozido em forno a lenha;

» O Parque Temático Molinológico, com 29 hectares, localizado nas freguesias de Ul, Travanca e Loureiro, possui um Núcleo Museológico do Moinho e do Pão.

Artigos relacionados

Oliveira de Azeméis: Exposição retrata “Pão de Ul: Uma Profissão com História”

“Acredito que 2024 será o ano onde finalmente teremos certificado o Pão de Ul

Preservar um património gastronómico e imaterial – o pão de Ul

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.