Aveiro: Cidade de azulejo e cerâmica

1638
Coreto do Parque Infante D. Pedro, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Dia Nacional do Azulejo é um evento anual que tem como objetivo reconhecer esta tradição e património nacional, projetando a sua importância, constituindo-se, igualmente, como uma ocasião de evocação da sua proteção e preservação.

Integrado nas atividades do Dia Nacional do Azulejo, a Câmara preparou um pequeno roteiro pelos azulejos existentes no Parque Infante D. Pedro. O objetivo desta atividade é o da descoberta dos recantos em que o revestimento azulejar integra a paisagem envolvente tornando-se num elemento unificador do espaço.

Pretende-se que o visitante fique com um maior conhecimento sobre os autores e as técnicas utilizadas, reforçando a importância deste material enquanto construtor de lugares, sensibilizando-se para a importância da sua proteção e sua valorização perante a comunidade.

Esta atividade vai decorrer no dia 9 de maio, pelas 11:00, tendo o seu início no Coreto do Parque.

No fim-de-semana, dias 15 e 16 de maio, a Câmara de Aveiro irá dinamizar um conjunto de ações no âmbito do “Bom Dia Cerâmica”.

Do “Bom Dia Cerâmica” em Aveiro, destaca-se um conceito diferente, a “Ceramic Street Fest!”, uma mostra de cerâmica, do artesanato à indústria, incluindo a investigação e tecnologia. Conta com a participação de artistas e artesãos locais, bem como de várias entidades ligadas ao universo da cerâmica. Terão lugar demonstrações ao vivo e oportunidades para experimentar. A mostra vai decorrer na Praça Joaquim Melo Freitas no dia 15 de maio das 10h00 às 18h00.

Nos dias 15 e 16 de maio, sempre às 16h00, haverá o Roteiro da Memória das Fábricas de Cerâmica de Aveiro com ponto de partida no Museu da Cidade. A atividade é limitada até 10 participantes e é sujeito a inscrição prévia através do [email protected]

Trata-se de um roteiro que destaca os locais de Aveiro onde se implantaram fábricas de cerâmica, que hoje já não existem, mas cuja produção marca as fachadas, ao nível do azulejo, e as vivências quotidianas, através da produção de objetos decorativos e utilitários.

Ainda nestes dias será lançada, na página de Facebook do Museu da Cidade, a apresentação “Memória das Fábricas de Cerâmica de Aveiro” em https://pt-pt.facebook.com/Museudacidadedeaveiro/

A iniciativa “Bom dia Cerâmica” foi originalmente criada em Itália e alargada na edição em 2017 a inúmeros países europeus, incluindo Portugal, sendo hoje no nosso país uma iniciativa da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC), da qual Aveiro faz parte.

A proposta deste ano passa por voltar a incentivar as pessoas a visitar e conhecer locais, oficinas/indústrias ou lojas que se dedicam à cerâmica, motivo pelo qual se escolheu a Praça Melo Freitas, em proximidade com a sede da associação de artesãos A Barrica. Simultaneamente serão difundidos no website da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica fotografias e vídeos sobre a temática.

info https://ceramicadeportugal.pt/

Publicidade, Serviços & Donativos