“50 anos do 25 de Abril na Região de Aveiro”: Os dias da Revolução em cada município

581
Abril de 1974 (Foto da Câmara de Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) assinala a passagem dos 50 anos do 25 de Abril com a revelação “de memórias”encontradas em arquivos de cada um dos 11 concelhos divulgando online um conjunto de documentação selecionada.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Um site agora lançado que “permite ao visitante descobrir aspetos da vida local durante o Estado Novo e os percursos que, em cada concelho, foram trilhados rumo à democracia e ao pluralismo, evocando vivências quotidianas em dois tempos históricos com contextos políticos e culturais distintos – antes e depois do 25 de Abril.”

A informação documental (fotografias e escritos) está divida em três áreas: “À descoberta de Abril” inclui registos que são organizados em dois blocos temáticos, sendo um relativo ao período da ditadura no Estado Novo e um segundo com conteúdos relativos à vida em Liberdade e Democracia; “A evolução dos acontecimentos”, com acontecimentos organizados de forma cronológica, desde 11 de abril de 1933 até aos dias de hoje, passando pelo dia Revolução de 1974; e, por último, “Como foi em… ” onde o utilizador poderá aceder “às vivências particulares de cada município”.

“Celebrar os 50 anos do 25 de Abril também é dar vida a essa memória, é apostar no conhecimento das causas e na consequência dos factos, para que os valores da liberdade e da democracia sejam vividos e apreciados”, explica a CIRA em comunicado.

A exposição resulta um projeto dinamizado pelo Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, “que prevê continuar a enriquecer e a disponibilizar mais informação registada.”

O Site “50 anos do 25 de Abril na Região de Aveiro” está acessível em https://arquivos25abril.regiaodeaveiro.pt

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.