‘140 mil memórias’ de Santa Maria da Feira

4431
Convento dos Lóios, Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

‘140 mil memórias’ é um projeto artístico que conta histórias recolhidas por todo o concelho de Santa Maria da Feira.

Histórias que surgiram do encontro com pessoas que querem preservar as memórias e os saberes e com pessoas que são elas próprias memórias vivas. Com curadoria do Imaginarius Centro de Criação, teve o seu primeiro ciclo de apresentações no Imaginarius 2018. No decorrer do processo de recolha, lançou-se o desafio de construção de abordagens artísticas inspiradas nessas memórias e na memória enquanto espaço de cruzamento entre o passado, o presente e o futuro.

O percurso expositivo agora apresentado agrega duas dimensões, a recolha de dados e a transformação desse conteúdo em projetos artísticos. No dia 4 de maio, às 16h00, no Museu Convento dos Lóios, será inaugurada uma exposição que integra a apresentação do documentário de recolha das histórias do 140 mil memórias, por João Ferreira, assim como uma instalação de Patrick Hubmann (Máquina de Memórias) e uma exposição de fotografia de Francisco Oliveira, inspiradas nestas memórias individuais e coletivas, e ainda uma composição musical de Nuno Peixoto de Pinho.

Durante o Imaginarius, a artista Jeanneth Vieira realizará ainda uma performance, no Claustro do Convento dos Lóios, denominada ‘Reencontro(II)’, um projeto artístico comunitário que partilha experiências e relatos de memórias individuais, em torno da temática do Amor, que marcam diferentes gerações, tornando-as em memórias coletivas de Santa Maria da Feira. Dá voz a testemunhos de pessoas que sofreram de violência no amor, incentivando ao princípio da não agressão física e psicológica nos relacionamentos.

140 mil memórias é um projeto de recolha de histórias que inspiraram o desenvolvimento de projetos artísticos agora apresentados. Agradecemos confirmação de presença até 2 de maio.

Município de Santa Maria da Feira

Publicidade, Serviços & Donativos