Ílhavo: Arquivo histórico da Junta de São Salvador disponibilizado ao público

502
Edifício sede da Junta de Freguesia de S. Salvador, ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Junta de Freguesia de São Salvador apresenta publicamente o seu espólio documental, dos finais do século XIX até à atualidade, este sábado, dia 4, às 10:00, na sua sede.

Entre maio de 2019 e fevereiro de 2020, a Junta de Freguesia iniciou o projeto de recuperação, conservação e organização do arquivo e outra documentação, assim como digitalização e disponibilização das unidades de instalação mais antigas.

Este projeto de organização arquivística teve como propósito inventariar, recuperar e salvaguardar o espólio documental, para colocar ao serviço da comunidade científica e cultural as fontes históricas da atuação na Freguesia que, de outro modo, permaneciam desconhecidas ou perdidas definitivamente.

O Arquivo da Junta de Freguesia de Ílhavo é depositário de inúmera documentação proveniente das atividades dos Ilhavenses ao longo dos tempos. É constituído por várias séries documentais provenientes da secretaria e da tesouraria, para além de ser completado e enriquecido por alguns livros antigos de atas que permitem conhecer um pouco a história da Freguesia e correspondência vária com o município, instituições e com diversas associações culturais e desportivas concelhias.

O evento pode ser assistido presencialmente na sede (a entrada é limitada a 10 pessoas e carece de inscrição prévia para geral@freguesiassalvador.pt e 234 321 725) e online, na página de Facebook da Junta de Freguesia de São Salvador que assegurará a transmissão em direto.

Publicidade, Serviços & Donativos