Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Terça-Feira, 23 Janeiro 2018
6 ºC
Pouco nublado
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Eurocast aumenta 10 vezes capacidade de fusão de alumínio
08 jan 2018, 00:11

A Eurocast, um dos maiores investimentos em Estarreja, pôs em marcha um projeto para reforçar a capacidade da sua fundição inaugurada há menos de um ano.

A multinacional instalada desde 2016 no Eco Parque Empresarial abriu, simultaneamente, procedimentos de avaliação de impacte ambiental e de licença ambiental, que decorrão até ao início de fevereiro.

A fundição com tecnologia inovadora, que produz peças de alumínio a alta pressão para a indústria automóvel, foi inaugurada em maio de 2017.

O grupo GMD anunciava, então, a criação de 173 novos postos de trabalho diretos e permanentes, 14 dos quais altamente qualificados.

A unidade nasceu com uma capacidade instalada de 14,4 toneladas por dia (um forno). Mas "no sentido de responder às solicitações do mercado", a empresa decidiu expandir a atividade para fazer face às necessidades dos seus clientes.

Um aumento da capacidade produtiva ao nível da fusão de alumínio que obriga a substituir o forno inicial de 0,6 toneladas por hora (14,4 toneladas por dia) para dois com seis toneladas por hora (144 toneladas por dia).

Apesar de anunciar a criação adicional de 130 novos postos de trabalho, o pós projeto aponta um total de 173, número já colocado nas previsões iniciais.

Com a ampliação das instalações, passará a ocupar 1.602 m2 numa área de 22.606 m2.

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) reduz os impactes ambientais do aumento de produção a "impactes negativos não importantes ou pouco importantes" e para estes últimos são definidas medidas de minimização.

O montante de investimento da Eurocast em Estarreja ascendia, à data da inauguração, a cerca de 49,7 milhões de euros, co-financiados por Fundos da União Europeia através do COMPETE 2020.

A empresa previa atingir no ano pós projeto um volume de negócios na ordem dos 33,5 milhões de euros e um valor de exportações de 22,1 milhões de euros, o que representa uma intensidade de exportação de 66%.

A fábrica é a segunda unidade do grupo em Portugal, juntando-se à sua congénere de Arcos de Valdevez, mas com uma área de produção de 21 mil metros quadrados, tornando a fábrica de Estarreja a maior fábrica do grupo, que está presente em nove países e três continentes.

Tags:
Notícias Relaccionadas
01 jun 2016, 17:14 Eurocast formaliza aquisição de terrenos para investir 55 milhões de euros em Estarreja
03 jan 2017, 10:07 Aprovados incentivos fiscais à fábrica da Eurocast no EcoParque de Estarreja
01 mai 2017, 22:02 Eurocast inaugura fábrica de quase 50 milhões de euros em Estarreja
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 445
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Terreno
Venda -
Aveiro
Aveiro, São Bernardo
Consultar Imóvel »
Apartamento T4 DUPLEX
Venda - Novo
Aveiro
Aveiro, Vera Cruz
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »