Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Terça-Feira, 24 Janeiro 2017
13 ºC
Céu limpo
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Comunicados
Pesquisar
Concessão dos transportes só veio agravar os problemas dos aveirenses
09 Jan 2017, 19:27

Passada apenas uma semana útil da entrada em funcionamento da concessão plena dos transportes rodoviários no concelho de Aveiro à Transdev – com o nome “Aveiro Bus” – é já evidente que se multiplicaram os problemas sentidos pelos habitantes dos concelhos que dependem do transporte público.

Mais do que “pontuais”, os problemas já identificados por habitantes de vários pontos dos concelhos revelam que há uma questão estrutural por resolver. Não é coincidência que apareçam queixas de várias freguesias do concelho (Cacia, São Bernardo, Eixo, etc.), trata-se precisamente da confirmação daquilo para que o PCP sempre alertara: a concessão dos transportes a privados conduz à degradação da sua qualidade, pois o factor determinante para quem presta o serviço é o lucro!

É no mínimo caricato que, depois de tanta e tão pomposa propaganda sobre as alegadas imensas “virtudes” desta solução, apareça agora o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, a prometer alterações para início de Março. A situação actual e a própria intervenção de RIbau Esteves comprova que a CMA esteve muito mais preocupada em destruir os direitos dos trabalhadores (nalguns casos, os próprios postos de trabalho) e entregar este chorudo negócio às mãos duma grande operadora privada (com consequências ruinosas para o erário público, a médio prazo), do que em garantir os interesses das populações e os direitos dos trabalhadores da agora extinta MoveAveiro.

Aveiro e os aveirenses, designadamente os que dependem dos transportes públicos para a sua vida quotidiana, não podem esperar 3 meses mergulhados no caos que decorre da supressão de horários, supressão de paragens e atrasos constantes. Sem prejuízo de uma avaliação regular da situação, é imperativo que a CMA exija da TRANSDEV a resolução imediata de todas as situações já identificadas!

Como em tempo útil o PCP alertou, a melhor garantia de defesa dos direitos, quer de utentes, quer de trabalhadores, é a manutenção na esfera pública das funções sociais do estado, designadamente, os transportes. Não sendo isso hoje possível em virtude das opções erradas de PSD e CDS, enquanto durar esta concessão, é absolutamente fundamental a vigilância e intervenção da população e das forças vivas do concelho para impedir a degradação ainda maior do sistema de transporte público no concelho de Aveiro.

Aveiro, 09 de Janeiro de 2017
A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP

Tags:
Notícias Relaccionadas
11 Jan 2017, 16:50 Ribau Esteves antecipa avaliação dos transportes e garante que concessão "vai correr bem"
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 foto(s)
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 230
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Armazém
Venda - Usado
Aveiro
Oliveira do Bairro, Troviscal
Consultar Imóvel »
Apartamento T2
Venda - Novo
Aveiro
Aveiro, Vera Cruz
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »