"Venho dizer aos Murtoseiros que decidi renunciar ao exercício do cargo de Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, a partir do dia 29 de Dezembro", informa Santos Sousa no site do município.
"Foi uma decisão ponderada e pensada de forma a não prejudicar a Murtosa e a garantir o bom funcionamento da autarquia", refere o edil eleito pelo PSD, confirmando que vai ocupar o cargo de director do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro.
A partir de 30 de Dezembro, a presidência passa a ser ocupada por Joaquim Baptista, que era já o seu número dois.
"As condições estão reunidas para que a edilidade continue a ter uma boa gestão, pois a equipa que permanece tem capacidade e competência para, com trabalho e dedicação, honrar os compromissos assumidos com os murtoseiros e ser garantia do futuro da Murtosa", escreve ainda Santos Sousa, advogado.
O PSD tem maioria absoluta no elenco camarário onde a oposição está reduzida a uma vereadora eleita pelo PS.
Santos Sousa foi eleito em 1998, pelo que não poderia concorrer novamente ao cargo.
O até agora autarca vai substituir a também advogada Helena Terra cuja comissão de serviço terminava em Março de 2013. Por isso, como noticiou o JN, aa ex-advogada terá de ser indemnizada pelo Estado em 60 mil euros.
"Agradeço aos Murtoseiros a confiança depositada ao longo de quase catorze anos, em que liderei o município da Murtosa. Parto com o sentido do dever cumprido", lê ainda no comunicado de Santos Sousa (ler artigo).