‘Fórum Vê Portugal’, um encontro transformador

485
Turismo Centro de Portugal.
Dreamweb 728×90 – Video I

Nos primeiros dias de junho, os principais players da atividade turística em Portugal voltam a juntar-se num evento anual que se tornou uma referência para o setor. O Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” celebra este ano a 10.ª edição, com Torres Vedras a ser o centro do turismo nacional durante três dias.

Por Raul Almeida *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Criado em 2014 pela Turismo Centro de Portugal, o Fórum Vê Portugal orgulha-se de juntar todos os anos os melhores especialistas para uma reflexão aprofundada e aberta sobre os desafios que o turismo enfrenta, tanto no presente quanto no futuro. Este ano, no Teatro-Cine de Torres Vedras, o evento tem como tema central “Turismo: ponte para gerar entendimentos”. A qualidade dos palestrantes já confirmados é a melhor garantia de que iremos ter três dias de debates estimulantes e esclarecedores.

Serão muitos e muito interessantes os painéis relacionados com o tema central. O painel inicial, “Turistas improváveis: experiências inspiradoras rumo à promoção da paz em territórios de guerra”, dá o mote, procurando conhecer algumas experiências inspiradoras e avaliando de que forma a sua ação promove a paz em territórios ou destinos com maior agitação social.

Depois, em painéis como “O turismo como ferramenta de construção e manutenção da paz”, “A paz como destino turístico”, “A paz começa aqui! Formas de estimular a cooperação e a coesão territorial” ou “Impactos da guerra na economia mundial e nacional”, vamos falar da importância do turismo na construção de pontes entre diferentes culturas e na promoção da compreensão mútua, assim como abordaremos a importância da perceção de segurança para quem viaja e o impacto da guerra neste setor. Num painel diferenciado, os cinco presidentes das Entidades Regionais de Turismo, nos quais me incluo, irão conversar sobre os desafios que estas entidades enfrentam.

O meu grande amigo Pedro Machado, novo Secretário de Estado do Turismo – não conheço ninguém mais bem preparado para esta função –, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal e a anfitriã Laura Rodrigues, presidente do Município de Torres Vedras, vão honrar-nos com a sua presença na sessão de abertura.

Destaco também um momento emblemático deste fórum, que é a realização do jantar ‘Vê Portugal’, uma oportunidade única para descontração, networking e homenagens às personalidades e instituições que se destacaram no setor turístico nacional. Durante o jantar, também serão entregues os Prémios de Melhor Tese de Mestrado, Melhor Tese de Doutoramento e o Prémio de Empreendedorismo “José Manuel Alves”, promovidos pela Turismo Centro de Portugal.

Esperamos por si em Torres Vedras, nos dias 3, 4 e 5 de junho, para fazer parte deste encontro transformador!

* Presidente da Turismo Centro de Portugal. Artigo publicado originalmente em Linktoleaders.pt.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.