Projeto para criar Área de Atividades Económicas – Aveiro Norte segue para concurso público

1391
Zona Industrial de Taboeira, Aveiro.
Comercio 780

A criação da chamada ‘Área de Atividades Económicas (AAE) – Aveiro Norte’ conheceu mais um avanço com a Câmara local a avançar com a elaboração de projetos de apoio à intervenção urbanística da futura zona industrial e de serviços.

O concurso público para a adjudicação dos serviços tem como valor base 197.000€ (+ IVA), refere um comunicado divulgado na sequência da reunião do executivo realizada esta sexta-feira.

Em setembro de 2018, a Câmara fixou os limites físicos da área agora sujeita a intervenção urbanística, com identificação de todos os prédios abrangidos.

Agora “inicia-se uma nova fase onde se inclui o projeto de intervenção urbanística da unidade de execução e a operação de reestruturação da propriedade, o Estudo de Impacto Ambiental e o projeto de execução das obras de urbanização”, refere a autarquia.

Três milhões de euros reservados

Um elemento “chave” no desenvolvimento deste processo é, segundo explica o comunicado, a revisão em curso do Plano Diretor Municipal (PDM) no que respeita aos ‘Instrumentos de Gestão do Território’.

Existe uma “reserva” de três milhões de euros do Programa Operacional do Centro 2020 para cofinanciar “estas e outras operações que vão concretizar as principais obras de estruturação da AAE Aveiro Norte” no quadro do eixo da ‘Competitividade e Internacionalização da Economia Regional.

“Este é um apoio muito importante que queremos aproveitar, sendo esta aposta devidamente assumida de forma prioritária na Política Municipal de Desenvolvimento Económico do Município de Aveiro que temos em curso”, explica a Câmara.

A AAE Aveiro Norte irá assumir-se também como “solução integradora que permita requalificar esta parte do território do município, melhorando as condições e qualidade dos espaços como fator de atração para instalação de mais e melhores empresas, ao mesmo tempo que investimos na qualidade ambiental e renovação paisagística.”

Artigo relacionado

Aveiro: Câmara organiza sessão pública sobre o PDM e dá impulso à nova zona industrial de Taboeira

Requalificação da Zona Industrial de Taboeira recebe impulso

Comercio 780