Aveiro vai ter “infraestrutura tecnológica aberta para investigação e teste de soluções avançadas”

1025
Aveiro Tech Days (arquivo).
Dreamweb 728×90 – Video I

A cidade de Aveiro irá acolher infraestruturas de fibra e tecnologias de comunicação de curto e longo alcance. É esse um dos propósitos do protocolo de colaboração entre a Câmara e o Instituto de Telecomunicações (IT) hoje aprovado pela Câmara local.

Segundo uma nota de imprensa, as duas entidades vão colaborar na criação de uma “infraestrutura tecnológica aberta para investigação e teste de soluções avançadas”.

“Este é um passo muito importante para o projeto ‘Aveiro STEAM City’, no qual o IT e a Câmara são parceiros, e onde esta infraestrutura assume um contributo relevante para atingir alguns dos objetivos do projeto, ao contribuir para tornar a cidade de Aveiro num laboratório vivo e aberto aos cidadãos e as empresas”, lê-se.

O ‘Aveiro Open Lab’ permitirá a cobertura geográfica para que testes por parte da autarquia e do IT, assim como de outras entidades, com a “disponibilização de aplicações e serviços inovadores aos cidadãos, sendo também possível, em tempo real, recolher informação das pessoas, veículos e demais sensores instalados para poder implementar novos serviços e aplicações.”

Segundo a edilidade, as áreas de maior enfoque para projeto de investigação e desenvolvimento de novos produtos e soluções contemplam as áreas da mobilidade, energia e ambiente.

Artigo relacionado

Município de Aveiro quer “tirar mais proveito” do cluster TICE após “conquista” de projeto europeu

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780