Homem de 55 anos atingido fatalmente na cabeça em colisão de lanchas na ria

5452
Cais dos Pescadores, S. Jacinto, Aveiro.
Comercio 780

O homem que faleceu, ao fim da noite passada, na Ria de Aveiro, presume-se, na sequência de uma colisão entre duas lanchas que transportavam, tudo indica, pescadores de ameijoa, tinha cerca de 55 anos e era natural do concelho Estarreja (Pardilhó), informou fonte dos bombeiros da Murtosa, que estiveram envolvidos no socorro.

A vítima terá sido projetada para a água por força do embate, informou, por sua vez, Vitor Conceição Dias, comandante da Capitania do Porto de Aveiro, ressalvando que a Polícia Marítima iniciou uma investigação para apurar, em concreto, circunstâncias do suposto acidente náutico ocorrido na zona do terminal químico do Porto de Aveiro.

O alerta foi dado pelas 23:30, mas os meios de socorro já não puderam fazer nada pelo pescador que apresentava lesões na cabeça. O óbito foi declarado no cais de S. Jacinto pelo médico do INEM, para onde o falecido tinha sido transportado pelos colegas.

“Segundo o que foi possível apurar, após a colisão entre as duas embarcações, um dos tripulantes foi projetado para a água, tendo ficado em estado inconsciente”, refere um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Na zona do acidente não é raro que haja atividade de apanha de bivalves por mergulhadores com recurso a botija de ar, o que é proibido em toda a Ria de Aveiro.

A Capitania do Porto de Aveiro não confirma, para já, que fosse esse o caso na ocorrência registada perto da meia-noite de domingo.

O inquérito irá apurar as circunstâncias do acidente, nomeadamente as causas da morte e a que se dedicavam na altura os tripulantes das embarcações envolvidas.

No entanto, foi possível apurar que o acidente sucedeu, supostamente, quando os pescadores se precipitaram ao colocar as embarcações em marcha por terem avistado uma outra lancha, suspeitando que fosse uma fiscalização da Polícia Marítima, o que se revelou um falso alerta.

As embarcações envolvidas no acidente foram retidas pela Polícia Marítima no âmbito da investigação.

Artigos relacionados

Quatro mergulhadores identificados por apanha ilegal de bivalves na Ria

GNR apreendeu quase meia tonelada de bivalves apanhados por mergulhador

Mergulhador faleceu após indisposição na Ria

GNR surpreendeu mergulhadores na apanha de ameijoa

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.