GNR apreendeu quase meia tonelada de bivalves apanhados por mergulhador

896
Apreensão de bivalves, Estarreja (GNR).

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, informa que apreendeu, no dia de ontem, 485 quilos de bivalves capturados em local interdito.

No decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo na localidade de Salreu, concelho de Estarreja, os militares da Guarda detetaram um homem de 24 anos, sem se fazer acompanhar do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, o que é “essencial para determinar a sua proveniência e a sua qualidade em termos higienossanitários”.

Assim, foram apreendidos 210 quilos de amêijoa macha, 200 quilos de berbigão, 60 quilos de amêijoa japonesa e 15 quilos de amêijoa boa.

“Os referidos bivalves haviam sido capturados na Ria de Aveiro através de mergulho recreativo com recurso a meios de respiração autónomos, cuja pratica é proibida. Refere-se ainda que a captura das espécies em causa, na Ria de Aveiro, está interdita devido à presença de biotoxinas nocivas para o ser humano”, refere o comunicado.

O proprietário dos bivalves foi identificado e foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 1.500 euros.

Os bivalves foram encaminhados para a lota de Aveiro, a fim de efetuar a sua pesagem e serem devolvidos ao seu habitat natural.

“A captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves”, alerta a GNR, “sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.