Distrital do PSD obriga concelhia e Ribau Esteves a negociarem candidatura autárquica

1832
Vitor Martins, líder do PSD de Aveiro, em primeiro plano, em comício da Aliança com Aveiro.

As divergências no processo autárquico em Aveiro levaram mesmo a distrital do partido a intervir, fazendo com que sejam dados alguns passos atrás em busca de consenso.

Em causa, a falta de entendimento entre a concelhia, a quem cabe formalmente apresentar as listas, e o candidato à presidência da Câmara, Ribau Esteves, que quer ter uma palavra a dizer e não gostou de ser confrontado com factos consumados na ‘corrida’ ao terceiro e último mandato

Como tinha sido anunciado na passada semana, a comissão política distrital do PSD de Aveiro, no seu formato alargado, com representantes das concelhias, analisou o assunto na sua reunião desta segunda-feira e acabou por tomar medidas.

A distrital aprovou uma proposta para avocar o processo autárquico. Mas com uma condição: irá ter de promover uma derradeira ronda de negociações entre as partes, procurando abrir um canal de diálogo que permita normalizar as relações e chegar a um acordo.

Não há vencedor deste ‘braço de ferro’, mas a concelhia consegue manter-se em condições de forçar o autarca a aceitar propostas, nomeadamente de nomes para as listas.

Em Aveiro, o PSD e o CDS já acertaram a continuidade da coligação formada há dois mandatos, desta vez sem outros partidos (nas duas versões anteriores também fez parte o PPM).

A concelhia de Aveiro aprovou internamente as listas para a Câmara e Assembleia Municipal a propor ao CDS. Anunciou, ainda, que não iria apoiar a recandidatura de autarcas em funções nas freguesias, exceptuando Henrique Vieira, em S. Bernardo.

Tanto quanto apurámos, o PSD concelhio tem sustentado a legalidade da sua posição ao assumir a condução do processo com base nos estatutos do partido e em decisões judiciais de casos que acabaram nos tribunais, nomeadamente nos concelhos de Viana do Castelo e Leiria.

Aliás, o recurso à justiça, seja ao Conselho de Jurisdição do partido seja aos tribunais comuns, não estava afastado, apesar da aproximação entre as partes forçada agora pela distrital.

Artigos relacionados

Salvador Malheiro quer assumir “condução” do processo eleitoral autárquico no concelho de Aveiro

Ribau Esteves diz-se tranquilo com “certas tipologias de diatribe” do PSD local

PSD concelhio e Ribau Esteves disputam processo autárquico

PSD de Aveiro não recandidata presidentes de Junta do partido em funções, excepto S. Bernardo

Aveiro: PSD deu parecer favorável a recandidatura de Ribau Esteves em plenário que deixou militantes à porta

Publicidade, Serviços & Donativos