PSD concelhio e Ribau Esteves disputam processo autárquico

1638
Aliança com Aveiro.
Comercio 780

Está instalado, uma vez mais, o braço de ferro entre a concelhia do PSD de Aveiro e Ribau Esteves a propósito de eleições autárquicas.

O presidente da Câmara agendou uma “convenção autárquica” da coligação sem envolver diretamente a estrutura partidária que, por sua vez, tem avançado com o processo autárquico ao aprovar nomes de possíveis candidatos à Câmara, Assembleia Municipal e Juntas.

Divergências já antigas que poderão obrigar a uma intervenção dos orgãos distritais ou até nacionais para apaziguar as hostes sociais democratas.

Os orgãos locais do PSD já apoiaram a recandidatura do edil ao terceiro mandato, mas chamaram a si, invocando as disposições legais e estatutárias, a condução do processo autárquico, como não sucedeu de forma tão vincada nas anteriores duas candidaturas.

Isso mesmo está expresso em tomadas de posição, a mais recente divulgada esta quarta-feira, em que era confirmada uma lista de nomes para formar a lista conjunta com o CDS na Câmara e Assembleia Municipal, anunciando-se, também, como certo mudanças em grande parte dos cabeças de lista para as freguesias.

O comunicado do PSD também dava conta que não seriam toleradas iniciativas “à margem” do que serão os “modelos de respeito pelas regras e pela Lei em desvio ou confronto com as orientações das estruturas concelhias” ou mesmo na utilização de siglas, ameaçando com consequências.

A mais recente tomada de posição da concelhia poderá ter sido precipitada pela convocação de uma “convenção autárquica” por parte do presidente da Câmara para o próximo sábado, ao final da tarde, em nome da ‘Aliança com Aveiro’ para um balanço do mandato e perspetivar os próximos meses, em que as eleições estarão, necessariamente, no topo das prioridades.

Não há declarações da parte do líder concelhio do PSD, Vitor Martins, sobre os últimos desenvolvimentos do processo autárquico.

Já o presidente da Câmara, Ribau Esteves, continua a remeter para data posterior uma tomada de posição sobre as eleições autárquicas. Uma clarificação que poderá nem ser dada pelo próprio, mas a outro nível partidário (distrital ou mesmo nacional). Quanto ao encontro do próximo sábado, disse apenas que se enquadra nos balanços regulares dos autarcas da coligação, escusando-se a mais declarações.

Artigo relacionado

PSD de Aveiro não recandidata presidentes de Junta do partido em funções, excepto S. Bernardo

Publicidade, Serviços & Donativos