Três pessoas condenadas a prisão por traficar droga em casa, uma das quais com pena efetiva

1303
Tribunal de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Tribunal de Aveiro condenou, esta segunda-feira, a penas de prisão três pessoas (pai, filho e uma mulher) que traficaram droga a partir das residências na zona de Albergaria-A-Velha, uma das quais a cadeia efetiva.

A pena mais pesada, de cinco anos e três meses, aplicada ao filho do homem mais velho, resultou do cúmulo jurídico por tráfico (cinco anos) e condução sem carta (sete meses).

O pai, sexagenário, que ajudava nas entregas fora de casa, foi condenado a quatro anos e meio, com pena suspensa.

Já a arguida recebeu uma pena de quatro anos e nove meses, igualmente suspensa, ainda que obrigada a manter atividade laboral ou frequentar cursos de formação, bem como sujeitar-se a controlo de consumo de droga. Estava acusada de traficar com um irmão atualmente ausente em parte incerta, pelo que será julgado em processo separado.

O tribunal declarou a perda de vantagens angariadas por conta do tráfico, que se terá prolongado durante, pelo menos, 22 meses, entre 2017 e 2018, condenado os arguidos a pagarem solidariamente quase 13 mil euros de lucros da atividade dados como provados.

O arguido principal recebia os contactos de clientes por telefone e Facebook, procedendo às entregas na própria casa ou deixava na caixa de correio. Quando tinha o pai a conduzir, ia ao encontro dos consumidores. Ambos encontravam-se sujeitos a vigilância eletrónica, medida de coação que se extingue para o pai.

A mulher tinha um modus operandi idêntico, tendo sido encontrado na sua casa um sistema de vídeo vigilância que usava para fazer as entregas.

O tribunal deu como provado que pai e filho terão vendido cerca de meio quilo de droga por semana, tendo movimentado mais de 40.950 euros no período em causa.

Os três arguidos remeteram-se ao silêncio no julgamento.

Artigos relacionados

Apanhados a traficar droga a partir de casa

Acusados de traficar droga em silêncio no Tribunal de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos