Sever do Vouga: Junta de Couto Esteves também vai ter gabinete médico

805
Extensão de Saúde de Couto Esteves, Sever do Vouga.

Depois das Talhadas, há mais uma Junta de Freguesia do concelho de Sever do Vouga a custear consultas fora do SNS para a população local. Couto Esteves prepara-se para abrir este mês um gabinete médico.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Sérgio Silva, presidente da Junta, explicou na última Assembleia Municipal as razões: a freguesia foi a “última” do concelho “a ficar sem extensão de saúde” e, consequentemente, o médico que atendia localmente.

Em resposta, a Junta empenhou-se nos últimos três meses na criação de um gabinete médico, e da necessária certificação junto da Entidade Reguladora da Saúde, num investimento de seis mil euros. Acertou, também, os termos do acordo com o médico que irá ‘dar’ consultas.

O autarca aproveitou a Assembleia Municipal para lamentar a resposta camarária quando foi pedir “apoio” para o serviço, alegando que seria necessário solicitar “um parecer” à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para saber como enquadrar legalmente assistência médica.

“No início de janeiro teremos um médico para prestar consulta aos nossos cidadãos, não é uma ilegalidade. Não faltam autarquias a pagar consultas e exames, até dão cheques médicos. Se a Câmara quiser associar-se a nós, muito bem, há muitas formas. Também apoia festas e não pede pareceres”, afirmou Sérgio Silva, eleito como independente.

O autarca reclamou uma posição municipal mais empenhada em defesa dos utentes do concelho que são obrigados a ir “de madrugada” para o centro de saúde na tentativa de conseguir consultas ou receitas devido à manifesta falta de resposta de clínica geral e familiar.

Câmara continua a reclamar USF

Na resposta, o presidente da Câmara lembrou que a falta de médicos é “um problema estrutural” do País, correndo-se “o risco de colocar dinheiro sem o resolver”. Pedro Lobo admitiu, uma vez mais, que o modelo atual, que é o de Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), “está completamente desatualizado”. Também por isso, “os médicos não têm vontade de vir” para Sever do Vouga, uma vez que o salário naquele tipo de unidade é muito inferior ao praticado no modelo de Unidade de Saúde Familiar (USF), que é o que a Câmara defende para o concelho, com objetivos mais exigentes no atendimento. Isso mesmo ficou acordado nas negociações com o Ministério da Saúde para a transferência de competências.

Outra das exigências da Câmara, é a construção de uma extensão de saúde em Talhadas, financiada em 500 mil euros. A freguesia é a única, atualmente, com consultas, que estão a cargo de um médico reformado, no âmbito de protocolo celebrado com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

O presidente informou a Assembleia Municipal que a Câmara irá contactar a recém criada Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro para verificar a possibilidade de novos acordos como o de Talhadas. Existe, ainda, uma vaga a concurso para receber um novo médico na atual UCSP.

Discurso direto

“A Câmara Municipal não manda nos médicos, nos enfermeiros, nos assistentes técnicos. Se mandasse, garantimos que o nosso Centro de Saúde estava assim. Mas tem pressionado muito todas as entidades para a resolução do problema, que não será rápida. É um problema nacional. Estamos a fazer os possíveis. Sobre os apoios pedidos pelas Juntas para consultas de médicos, se for legal ótimo, se for ilegal procuramos alternativa” – Pedro Lobo, presidente da Câmara.

Artigos relacionados

Sever do Vouga: Câmara procura atrair colocação de médicos no Centro de Saúde

Sever: Autarquia comparticipa despesas para garantir médico de família

Sever do Vouga: Autarquia anuncia reforço dos cuidados médicos no concelho

Sever do Vouga: Posto médico da Junta de Talhadas começa a atender utentes este sábado

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780