Sever: Autarquia comparticipa despesas para garantir médico de família

818
Paços de Concelho de Sever do Vouga.
Smartfire 728×90 – 1

O município de Sever do Vouga assumiu parte das despesas para a fixação de um médico que está colocado no centro de saúde, dando consultas, também, nas freguesias.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O preço contratual da aquisição de serviços é de 13.500 euros, para um prazo que ronda 90 dias.Segundo o líder da edilidade, trata-se de um “esforço municipal muito grande” para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Sever do Vouga melhorar a capacidade de resposta, nomeadamente no que toca a medicina geral e familiar.

A contratação recebeu ‘luz verde’ da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), sendo que compete ao centro de saúde gerir a prestação das consultas. “O problema da falta de médicos é nacional. É bastante difícil, todos os dias vemos de notícias de problemas na saúde. É um acordo quase inédito, podemos mitigar o problema, mas não cabe à Câmara contratar médicos”, referiu o presidente da Câmara na Assembleia Municipal.

Na prática, a autarquia assume algumas despesas de forma a garantir cuidados de saúde primários. “O fundamental é as pessoas terem médicos de família”, explicou Pedro Logo, admitindo que não será possível, mesmo assim, ter todas as unidades de saúde de ‘portas abertas’.

No âmbito da melhoria do atendimento dos utentes, entrou em serviço também um Balcão SNS 24 em Pessegueiro do Vouga, o primeiro instalado no concelho severense.

Entretanto, a Assembleia Municipal de Sever do Vouga analisou o auto de transferência de competências na área da saúde a celebrar com a tutela. A autarquia passará a gerir as instalações de saúde e assistentes operacionais tendo a garantia de apoios de 2,6 milhões de euros para obras e a criação de uma Unidade de Saúde Familiar.

Discurso

“Foi um trabalho muito árduo, será o princípio de uma nova etapa em Sever do Vouga” – Pedro Lobo, presidente da Câmara de Sever de Vouga (declarações abaixo).

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780