Cooperação para o Desenvolvimento: ORBIS dinamiza apadrinhamentos

896
ORBIS.

O ONE Child, One Future! é uma iniciativa da ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento para dar um futuro com mais oportunidades a crianças carenciadas dos PALOP.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento surgiu em 2006, como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) a partir do Serviço de Voluntariado Missionário, promovido e organizado pela Diocese de Aveiro. Desenvolver projetos de Cooperação para o Desenvolvimento em comunidades de países em Desenvolvimento, em especial, mas não em exclusividade, nos países de expressão portuguesa: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil.

Enquanto organização de cariz maioritariamente voluntário, desenvolve, há 17 anos, projetos que possibilitam o acesso à educação, como é o caso do projeto de apadrinhamento à distância ONE Child, ONE Future!, iniciado em 2007. Neste projeto, os padrinhos e madrinhas garantem, através de uma contribuição mensal, o pagamento da propina escolar e reforço alimentar, a crianças da Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Até hoje foram estabelecidos 524 apadrinhamentos, que asseguram o pagamento da propina mensal enviada a parceiros no terreno, a quem cabe a monitorização, a sinalização e o diagnóstico das necessidades locais.

O ONE Child, One Future! tem três objetivos na área da educação: permitir o acesso à escola, a crianças em idade pré-escolar ou de ensino primário; reduzir a taxa de abandono escolar e possibilitar um futuro com mais oportunidades. Este ano, pela primeira vez, enfrenta-se um desafio ainda maior, pois observa-se um aumento significativo no número de crianças que necessitam de bolsas de apoio, especialmente na Guiné-Bissau.

Para conhecer as modalidades de apadrinhamento e apadrinhar basta preencher o formulário disponível em https://forms.gle/YCPc4dV7UP7H3UK76 ou enviar email para [email protected]

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.