Requalificação do centro urbano de Oiã segue para concurso público

730
Centro de Oiã (imagem divulgada pela CM de Oliveira do Bairro).
Comercio 780

A Câmara de Oliveira do Bairro anunciou hoje que a primeira intervenção do “projeto global” de requalificação do centro urbano de Oiã “vai avançar muito em breve”. O executivo aprovou já o procedimento para a abertura de concurso público, com um preço base de 535 mil euros + IVA.

“Esta empreitada tem como objeto a criação de um espaço de lazer e de uma ligação pedonal entre a Praça do Cruzeiro e o edifício da Junta de Freguesia de Oiã”, explica um comunicado.

A renovação cria um espaço de lazer e recreio terá um um anfiteatro natural, com um palco 360⁰, que vai permitir vários tipos de utilização.

O espaço contará também com um parque infantil com equipamentos inclusivos para crianças com necessidades especiais, nomeadamente painéis lúdicos e um baloiço que permite também socializar e fomentar a coordenação motora. Para o público adulto, vão ser implementados equipamentos de exercício físico.

Serão plantadas diversas espécies de árvores, para oferecer sombra e reduzir as ondas de calor, contribuindo igualmente para reter poeiras em suspensão e para a remoção ativa de poluentes, atuando como um filtro biológico, de forma a melhorar o conforto e a saúde dos utilizadores.

A requalificação será concretizada em três fases, atendendo às características de cada um dos espaços numa extensão de cerca de 4,2Km lineares, que englobam a Rua Conde de Águeda, a Rua 30 de Junho, a Travessa Lavoura, a Rua Dr. º Ângelo Graça, a Rua Colégio, a Rua Escola C+S, a Rua Vieiro, a Rua Tuna Oianense, a Rua Eng.º Agnelo Prazeres e a referida ligação da Praça do Cruzeiro à Junta de Freguesia – Zona de Lazer.

A intervenção no Centro Urbano de Oiã “permitirá uma melhoria na qualidade da circulação pedonal e rodoviária, incidindo principalmente na atratividade do local, dando prioridade ao peão, ao nível do conforto e segurança, e aumentando, ao mesmo tempo, a fluidez e a segurança rodoviária”, refere o comunicado.

Para além da criação de passeios e de zonas de estacionamento, serão reabilitados pavimentos e um conjunto de trabalhos ao nível de infraestruturas de águas pluviais, iluminação pública e alimentação elétrica, telecomunicações, sinalização horizontal e vertical de segurança, necessários para o normal funcionamento da rede viária a intervencionar.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780