“Questões técnicas” atrasam eletrificação dos barcos moliceiros que fazem passeios citadinos em Aveiro

858
Sistema de carregamento para barcos moliceiros com motor elétrico (Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

O eleito do PCP na Assembleia Municipal de Aveiro questionou, na última sessão, sexta-feira passada, a permanência ‘fora de serviço’ do sistema de carregamento instalado na cidade para servir propositadamente os futuros motores elétricos a instalar nos barcos moliceiros e outras embarcações dos operadores marítimo-turísticos que exploram os passeios nos canais.

António Salavessa disse que, enquanto guia turístico, tem ouvido “reações positivas” das pessoas que visitam Aveiro ao ser-lhes explicado o projeto que beneficia de fundos europeus, mas também notou que o equipamento, instalado há vários meses, está a degradar-se, sendo também é alvo de vandalismo e até de ‘amigos do alheio’ que procuram os cabos.

O deputado quis saber para quando a entrada ao serviço, relembrando que teria sido anunciado para o corrente ano a eletrificação das embarcações que proporcionam passeios pelos canais da Ria citadinos.

“É uma passo visto como muito positivo. Penso que o dinheiro já veio. o que é que falta ?, questionou António Salavessa.

Nas explicações dadas, o presidente da Câmara adiantou que persistem “algumas questões por resolver de natureza técnica para receber a obra do empreiteiro” a quem foi adjudicada a instalação por quase 345 mil euros.

Está em causa, uma “peça final que liga ao carregador ao barco” em que “não se pode facilitar”, uma vez que energia elétrica e água não combinam, pelo que “é preciso ter segurança absoluta”.

Quando o sistema ficar “disponível”, as empresas têm dois anos para eletrificar as embarcações. Um operador encontra-se pronto a avançar, tendo os motores já adquiridos com esse fim, “o que é importante como estímulo e incentivo” para os restantes.

Quanto aos “riscos de degradação e vandalismo”, Ribau Esteves lembrou que “é o mundo em que vivemos”.

Artigos relacionados

Aveiro: Carregamento elétrico para moliceiros citadinos em fase de instalação

Aveiro: Projeto de eletrificação de moliceiros apresentado em conferência internacional sobre mobilidade

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780