Aveiro: Projeto de eletrificação de moliceiros apresentado em conferência internacional sobre mobilidade

1392
Motor elétrico em barco moliceiro (Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

A ECOMM (Conferência Europeia sobre Gestão da Mobilidade) é um evento global, o verdadeiro ponto de encontro para todos os envolvidos na gestão da mobilidade e todos os anos atrai entre 300 a 400 pessoas à cidade que a acolhe e que este ano realizou-se nos dias 24 e 25 de novembro, em Cascais.

Os moliceiros elétricos de Aveiro motivaram um ‘Estudo de caso’ na Conferência Europeia sobre Gestão da Mobilidade (ECOMM) 2021, que teve lugar recentemente em Cascais.

Um “verdadeiro ponto de encontro para todos os envolvidos na gestão da mobilidade” que atrai centenas de participantes, refere uma nota de imprensa do município.

Aveiro apresentou o projeto de eletrificação dos moliceiros usados nos passeios pelos canais citadinos como “contributo muito importante na cidade para uma mobilidade mais sustentável”.

O sistema de carregamento, já instalado, permite a conversão dos motores de combustão dos 27 embarcações, tornando-as 100% elétricas, “com uma redução anual estimada de 400 toneladas de CO2.”

A rede estará disponível nos 10 cais concessionados.

Com este investimento, a Câmara lembra que “inova” também “na implementação de coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, com a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais”.

Neste momento não existe, ainda, data prevista para a entrada em operação. Aguarda-se pela instalação dos motores por parte dos concessionários.

Outras medidas

» Adesão ao ‘Pacto de Autarcas’, o maior movimento mundial de cidades para a ação climática e de energia local, comprometendo-se a apoiar a implementação da meta de 40 % de redução dos gases com efeito de estufa até 2030 e a adotar uma abordagem conjunta para a mitigação e a adaptação às alterações climáticas;

» Construção de um novo ferryboat elétrico e respetiva estação de carregamento, projeto que irá representar uma redução anual de emissões de CO2 de aproximadamente 300 toneladas;

» Três autocarros 100% elétricos, os únicos que a operadora Transdev tem em funcionamento em Portugal.

Artigo relacionado

Moliceiros eletrificados para passeios “ecológicos” na cidade de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780