Moliceiros eletrificados para passeios “ecológicos” na cidade de Aveiro

2596
Canal central (imagem cedida pela CM de Aveiro).

A Câmara de Aveiro aprovou esta segunda-feira o concurso público para a instalação de uma rede de carregamento elétrico para moliceiros nos canais urbanos da Ria de Aveiro com um preço base de 362.604 euros.

“A instalação de uma infraestrutura deste tipo em cada um dos dez cais concessionados é um dos vários objetivos definidos no projeto europeu do Urban Innovative Actions (UIA), Aveiro STEAM City”, refere a autarquia em nota de imprensa.

A “inovação” do projeto resulta da “conversão de motores de combustão em elétricos nos barcos moliceiros”.

Um outro aspeto destacado pela edilidade “é a transformação da experiência do cliente (passeios ecológicos, silenciosos e mais agradáveis para os turistas)”.

Será possível, ainda, a coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, c”om a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais.”

Na edição do ano passado do evento local ‘Techdays’ foi realizado um teste de validação local, por intermédio de sessões de demonstração ao público de um barco moliceiro convertido para propulsão elétrica “com resultados muito positivos.”

Artigo relacionado

Aveiro: Câmara avança com rede de carregamento elétrico para barcos moliceiros

Publicidade, Serviços & Donativos