Aveiro: Câmara avança com rede de carregamento elétrico para barcos moliceiros

3984
Motor elétrico em barco moliceiro (Aveiro).

O projeto para dotar de motores elétricos as embarcações tradicionais da Ria que fazem passeios nos canais citadinos de Aveiro vai avançar para uma nova fase.

A Câmara local agendou para a reunião de executivo desta segunda-feira a abertura do concurso para a implementação da ‘ Rede de Carregamento Elétrico de Embarcações Marítimo-Turísticas a operar nos Canais Urbanos da Cidade de Aveiro’, um investimento que se fará0 no âmbito do Projeto Aveiro STEAM City.

Em outubro do ano passado, a autarquia, em colaboração com operadores locais, fez testes de demonstração do sistema de propulsão elétrica com os barcos usados nos passeios (moliceiros e mercantéis), de forma a “ensaiar em ambiente real” as tecnologias disponíveis e a necessidade de armazenamento de energia por baterias” a este tipo de atividade.

A concessão de moliceiros contempla a conversão total de todos os 27 barcos moliceiros e mercantéis que atualmente operam para a propulsão 100% elétrica, reduzindo a emissão de cerca de 400 toneladas de CO2 por ano.

Artigo relacionado

Câmara de Aveiro quer moliceiros eletrificados até 2021

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780