Projeto Ecogres distinguido com Prémio Nacional de Sustentabilidade’

1301
Grestel recebe Prémio Nacional de Sustentabilidade.
Dreamweb 728×90 – Video I

O projeto Ecogres, que desenvolveu material reciclado para aplicar em louça cerâmica, foi distinguindo mais uma vez. Desta vez, com o ‘Prémio Nacional de Sustentabilidade’ atribuído na categoria de economia circular.

Artigo relacionado

Louça reciclada ‘Costa Nova’ recebe prémio de sustentabilidade

O ‘Prémio Nacional de Sustentabilidade’ é iniciativa do Jornal de Negócios com o alto patrocínio da Presidência da República.

“Este é um prémio que visa reconhecer empresas e organizações que se destacam pelo seu desempenho e boas práticas de sustentabilidade em três principais áreas: ambiental, social e de governação (ESG)”, refere a Grestel, empresa com sede em Vagos que também possui a marca de louça ‘Costa Nova’.

A categoria de economia circular era destinada a candidatos com “iniciativas, serviços e produtos que resultam em inovação nas áreas da conceção , design, produção, distribuição e consumo, através da aplicação dos princípios de economia circular ao longo do ciclo de vida de um produto, promovendo a recolha, reutilização, tratamento/reparação, upgrade , renovação, reciclagem e reaproveitamento”.

Helena Pereira, presidente da Fundação Ciência e Tecnologia, presidiu ao júri.

Liliana Cachim, diretora de marketing da Grestel, relevou a importância da distinção atribuída à empresa que “trabalha diariamente, projeto a projeto, com enorme preocupação com a circularidade e a sustentabilidade”.

Com o projeto Ecogres, pretendeu-se “liderar a mudança na louça de mesa”, com atenção ao ecodesign, bem como a a práticas sociais, ambientais e de eficiência energética” de forma a “contribuir para uma indústria cerâmica mais sustentável”.

Todos os produtos Ecogres são produzidos a partir de materiais reciclados não perigosos, provenientes de excedentes e subprodutos cerâmicos e outros
aditivos, estando em conformidade com as normas internacionais que regulam os artigos que entram em contacto com os alimentos. Um projeto de investigação entre a Grestel e a Universidade de Aveiro para desenvolvimento de uma matéria-prima reciclada que permite a reservação de recursos naturais (redução do volume de extração de matérias-primas naturais, eficiência energética (redução da pegada ecológica e garantia de saúde e segurança (redução dos excedentes descartados em aterros sanitários).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780