Louça reciclada ‘Costa Nova’ recebe prémio de sustentabilidade

1715
'Costa Nova'.

A marca de louça cerâmica ‘Costa Nova’, da empresa Grestel, com sede e fábricas em Vagos venceu o prémio de sustentabilidade atribuído pela consultora italiana ‘Ki-Life’ na feira Homi Milão, informa um comunicado.

A distinção foi atribuída pelo projeto Eco Grés ao abrigo do qual foram criadas as coleções ‘Lagoa Eco Grés’ e ‘Plano’.

“Este é um prémio que pretende reconhecer as empresas que tenham criado produtos ou projetos com especial atenção ao desenvolvimento sustentável, respeito ambiental e responsabilidade social”, refere a empresa portuguesa.

A marca ‘Costa Nova’ e o seu projeto ‘Eco Grés’ “foram reconhecidos como estando alinhados com os princípios da sustentabilidade e com a preocupação com o futuro do planeta”.

Criadas a partir de excedentes e subprodutos resultantes da própria produção industrial, as coleções ‘Lagoa Eco Grés’ e ‘Plano’ são as primeiras em grés reciclado produzidas pela Grestel. “100% ecológicos, mantendo-se elegantes e funcionais ao mesmo tempo”, sublinha o comunicado.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 13 de março. A ‘Costa Nova’ deu a conhecer na Homi Milão as suas coleções em grés fino e acessórios para as próximas estações.

Os produtos ‘Eco Grés’ estão em conformidade com as normas internacionais que regulam os artigos que entram em contacto com os alimentos. Uma pasta cerâmica que respeitas diretivas europeias 2006/12/CE e 2008/98/CE, “orientadas para a transição da EU para uma economia circular, tendo como propósito alcançar medidas em matéria de produção e consumo sustentáveis”.

O projeto resultou de “um longo trabalho de investigação entre a Grestel e a Universidade de Aveiro, que culminou no desenvolvimento de uma matéria-prima reciclada com grandes vantagens para o meio ambiente” permitindo a preservação de recursos naturais (redução do volume de extração de matérias-primas naturais), eficiência energética (redução da pegada ecológica), bem como para a saúde e segurança (rredução dos excedentes descartados em aterros sanitários).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.