Indústria do calçado desenvolve rótulo para produtos de proteção da Covid-19

1453
Imagem CTCP.

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), que tem sede em S. João da Madeira, apresentou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) um pedido de registo do rótulo que pretende distinguir os produtos de proteção contra o Covid-19.

A instituição de Investigação & Desenvolvimento (I&D), propriedade da associação industrial do sector do calçado, está a testar os produtos e materiais utilizados para combater a pandemia.

Nesse âmbito, realiza os ensaios necessários e apoia os fabricantes na elaboração do dossier técnico do produto. No final, em caso de avaliação positiva, é emitido um rótulo de produto testado.

Segundo o CTCP, o seu laboratório encontra-se “capacitado para fazer inúmeros testes que vão de encontro com as especificações técnicas criadas pela Direcção-Geral da Saúde- para os produtos, destinados ao combate à Covid-19 e emitir boletim de ensaio, que atesta que os produtos cumprem os critérios e requisitos exigidos, em termos de conceção, desempenho, resistência e usabilidade”.

Para ajudar os utilizadores a identificar os produtos que estão testados e cumprem os requisitos legais exigidos, foi criado um rótulo a colocar nos produtos aprovados, eventualmente com informação adicional de ajuda ao utilizador. Por exemplo, no caso de máscaras, elucidando quanto aonúmero de lavagens sem perder o desempenho ou o tipo de utilização para que o equipamento foi aprovado e se é de uso profissional ou uso geral.

“Com a crescente oferta no mercado de soluções para a Covid-19, torna-se de extrema relevância que as empresas produtoras distingam os seus produtos no mercado”, lembra o CTCP.

Com o rótulo, produtores e fabricantes que tenham aprovação nos testes podem beneficiar de vantagens competitivas, dando confiança e segurança ao cliente, mas também reconhecimento e prestígio, uma vez que melhora a imagem de marca.

Artigo relacionado

Covid-19: ‘Calçado Solidário’ coloca setor a produzir EPI’s

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780