Ferrovia: Porto de Aveiro ‘alinhado’ com promoção do ‘Corredor Atlântico Ibérico’

663
'Encontro para a Promoção do Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico Ibérico e sua conexão a Madrid'.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Administração do Porto de Aveiro, que tem sob sua alçada, também, o Porto da Figueira da Foz, participou no ‘Encontro para a Promoção do Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico Ibérico e sua conexão a Madrid’, realizado em Salamanca por iniciativa do município local.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O encontro contou com a participação do embaixador de Portugal em Espanha, de vários autarcas portugueses e espanhóis, associações empresariais da Região de Castela e Leão e das Regiões Centro e Norte de Portugal, bem como de representantes do Governo Regional de Castela e Leão.

Citado em comunicado portuário, Eduardo Feio, presidente da APA, realçou “a importância do corredor ferroviário para o transporte de mercadorias, bem como reforçou os projetos em curso em ambos os portos”.

Entre os investimentos em curso, o gestor referiu “a melhoria das condições de navegabilidade de ambos os portos, a construção do Terminal Intermodal em Aveiro e a melhoria das condições operacionais do feixe de linhas existente no Porto da Figueira da Foz”. Um conjunto de projetos “que visam aumentar a conectividade marítimo-ferroviária no transporte de mercadorias no eixo ferroviário do corredor Atlântico Ibérico.”

Incentivar o transporte ferroviário até à capital espanhola

O encontro discutiu necessidade de incentivar o transporte ferroviário desde o ‘Corredor Atlântico’ até à capital espanhola, envolvendo as regiões do Porto, Aveiro, Salamanca e Madrid. A declaração institucional saída do encontro afirma que é essencial a colaboração dos governos de Portugal e Espanha para construir e melhorar as linhas ferroviárias.

Um esforço conjunto que permita facilitar uma ligação mais eficaz entre as cidades e as regiões de ambos os países, com o objetivo de fortalecer a competitividade das linhas existentes, através da otimização dos traçados e da eletrificação integral da rede, e melhorar a interoperabilidade das infraestruturas ferroviárias para conseguir uma circulação fluida e regular de comboios entre Espanha e Portugal.

Por isso, os participantes reforçaram a importância do troço ibérico do Corredor Atlântico que une os portos portugueses com Espanha e com o resto da Europa através do eixo Porto-Aveiro-Salamanca, assim como a ligação com Madrid, que poderá facilitar um transporte eficiente de passageiros em comboios de alta velocidade e um fluxo ágil de mercadorias, gerando novas oportunidades empresariais e maiores possibilidades de fixar a população.

As entidades presentes no encontro exortam, assim, os governos português e espanhol a impulsionar a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Porto-Aveiro-Salamanca) e a sua ligação a Madrid, bem como garantir a implementação de comboios de alta velocidade.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Artigos relacionados

Porto de Aveiro e Porto Seco de Salamanca de olho em Madrid

Porto de Aveiro reforça ligações a Salamanca

Presidente da AIDA defende investimento ferroviário vocacionado para as mercadorias

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780