Covid-19 / Aveiro: PS defende “Plano Municipal de Emergência Social”

2190
Executivo camarário de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Os eleitos do PS na Câmara de Aveiro defenderam, na reunião de executivo privada realizada esta sexta-feira, um “Plano Municipal de Emergência Social” para fazer face ao momento atual por força da pandemia do coronavírus Covid-19.

Uma medida extraordinária a concretizar com “estruturas simplificadas, flexíveis, plurais e ágeis para respostas mais urgentes e de proximidade” para atuar “de acordo com a premência das situações das pessoas e instituições”.

Na proposta socialista, que não foi alvo de deliberação, o ‘Plano Municipal de Emergência Social” seria coordenado por um gabinete próprio, no âmbito das medidas já definidas pelo município para assegurar a articulação entre a Câmara e outras instituições locais.

O PS diz que apresentou “sugestões mais elaboradas para um plano, com metas, ações e entidades”, para “responder às necessidades de Aveiro, do país e do Mundo”.

Em nota de imprensa, os vereadores socialistas informam que deram nota de “muitas necessidades e preocupações” diagnosticadas no terreno, como “a articulação com todas as Juntas de Freguesia para resposta concertadas ao estado de alerta e, agora, de emergência” ou o apoio aos idosos, “designadamente aos que deixaram de ir aos centros de dia e aos que não têm familiares”.

O PS refere, também, a necessidade de apoio às famílias em situação de carência económica, de cuidar dos sem abrigo e de “cidadãos fisicamente debilitados, logo potenciais casos graves”.

Na lista de sugestões, surge igualmente o apoio a estudantes sem acesso às plataformas digitais para aulas à distância.

Medidas propostas

» Decisões (tardias) sobre participação na aquisição de material médico e sanitário quer como prevenção, quer como resposta;

» Definição de locais de dormida para profissionais da linha da frente que não podem voltar a casa por contágio ou potencial contágio aos familiares;

» Medidas de segurança aplicadas aos próprios colaboradores diretos do Município, que continuaram a trabalhar (também) na via pública sem qualquer meio de proteção; cuidados preventivos nos transportes públicos;

» Plataforma on-line com ligações para serviços digitais (municipais, governamentais e outros), apoios excepcionais e informação;

» Articulação e apoio às entidades competentes para instalação de unidade(s) móvel de rastreio (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Comunicado com a proposta do PS – Plano de Emergência Social

Artigos relacionados

Covid-19 / “Contributo de todos e de cada um é de capital importância para ganharmos esta luta”

Covid-19 / Aveiro: Câmara toma novas medidas / Centro de Saúde instala serviço de apoio

Covid-19 / Aveiro: Câmara disponível “para o que for necessário”

Publicidade, Serviços & Donativos