Covid-19 / Ovar: “Medidas musculadas fazem todo o sentido” – Salvador Malheiro

1835
Esmoriz, Ovar (foto de Manuel Dias, Facebook).

Ao terceira dia de ‘cerca sanitária’ em Ovar, no âmbito da declaração de estado de calamidade motivado pelo contágio comunitário de Covid-19, o concelho recebeu a “boa notícia” de ver regressar a casa a terceira pessoa infetada, agora com ‘alta médica’, conforme anunciou o presidente da edilidade no seu balanço diário partilhado ao princípio da noite.

Salvador Malheiro contabilizou em 53 os casos confirmados. “É um número extremamente alto, o que nos leva a pensar que estas medidas musculadas fazem todo o sentido, temos uma curva exponencial”, explicou.

O dia do gabinete de crise foi “concentrado bastante nas questões de saúde”, numa altura em que “as pessoas começam a perceber a importância do cerco, a cumprir escrupulosamente a lei, e quem não cumprir incorre em crime”, alertou o edil, lembrando que “mesmo para a indústria, quanto mais cedo parar, mais cedo a economia de Ovar se pode reerguer”.

No hospital de Ovar, segundo adiantou Salvador Malheiro, está já a funcionar o centro de triagem, um primeiro contacto com médicos, das pessoas referenciadas pela autoridade local de saúde com sintomas ou suspeição do Covid-19.

“Já temos possibilidade de fazer testes no hospital de campanha, nem todos podem fazer. Tem de haver uma referenciação pela autoridade de saúde local. Hoje foram recolhidas amostras, amanhã de manhã mais 25 recolhas, com utentes que estão à espera de fazê-las aqui”, anunciou o autarca, dando conta, assim, da antecipação, já que o Hospital de Ovar tinha apontado para segunda-feira o início dos testes de despistagem.

Entretanto, a Câmara também instalou várias linhas de apoio psico social, com técnicos de psicologia e apoio social, para atendimento dos cidadãos (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Artigo relacionado

Covid-19: Empresas industriais começaram a acatar ordem de paragem em Ovar

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780