“O seu contributo cívico é essencial a este esforço de todos nós”

1369
Alerta de coronavírus Covid-19.

O estado de emergência nacional, posteriormente declarado pelo Presidente da República, vem reforçar a necessidade do cumprimento das disposições vigentes.

Por João Pedro Pimentel *

O Delegado de Saúde Regional do Centro convoca a população para a necessidade do estrito cumprimento das medidas de saúde pública que vêm sendo veiculadas, desde as últimas semanas, previamente ao estabelecimento da quarentena geográfica no concelho de Ovar e da declaração de situação de calamidade local pelo Governo.

O estado de emergência nacional, posteriormente declarado pelo Presidente da República, vem reforçar a necessidade do cumprimento das disposições vigentes – que incluem a restrição da circulação de pessoas dentro do concelho e de e para fora do mesmo.

A população em geral deverá permanecer em suas casas e limitar as saídas ao exterior, ao estritamente necessário, nos termos da legislação em vigor.

Quanto às pessoas colocadas em quarentena individual pela autoridade de saúde deverão, em adição, monitorizar o seu estado de saúde durante o período que lhes foi imposto (nomeadamente, através da medição da temperatura corporal 2 vezes ao dia).

Em todas as situações, deverá ser mantida uma distância de 1 metro entre indivíduos e observada a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para o cotovelo e não para a mão), bem como a higiene das mãos (lavagem frequente com água e sabão ou, em alternativa, utilizando uma solução antissética de base alcoólica).

Recomenda-se, ainda, a limpeza e desinfeção frequente de superfícies e a renovação do ar interior.

Convidamo-lo a manter-se informado, acedendo diariamente ao sítio da Direção-Geral da Saúde, em www.dgs.pt.

O seu contributo cívico é essencial a este esforço de todos nós.

Proteja-se a si, protegendo os outros.

* Delegado de Saúde Regional de Saúde do Centro (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos