Confraria dos Enófilos da Bairrada celebrou ao XL Grande Capítulo, no Palace Hotel do Bussaco

1484
Confraria dos Enófilos da Bairrada.
Comercio 780

A Confraria dos Enófilos da Bairrada, a mais antiga Confraria nacional em atividade, realizou no passado dia 24 de novembro o seu quadragésimo Grande Capítulo, no Palace Hotel do Bussaco, juntando mais de 150 enófilos numa cerimónia que entronizou 16 confrades efetivos, dois confrades de mérito e um confrade de honra.

A Confraria dos Enófilos da Bairrada é uma associação fundada em 1979, por insignes homens e mulheres da região, que visa a defesa, promoção e divulgação do vinho da Bairrada, sendo, atualmente, a mais antiga Confraria nacional em atividade. Uma das atividades desta Confraria é a organização do seu Capítulo anual, que desde a sua primeira edição toma lugar no Hotel Palace do Buçaco.

Este ano a cerimónia, realizada no passado dia 25 de Novembro, teve como momento solene a entronização do Confrade de Honra, pessoa de destacado mérito e com apreço pelos vinhos da Região Bairrada – o Jornalista Júlio Magalhães.

Mais de cento de cinquenta enófilos aceitaram o convite para partilhar um momento tão nobre para a região, o XL Capítulo da Confraria dos Enófilos da Bairrada, e assistirem à entronização como Confrades de Mérito do Município de Anadia e Maria Generosa Ferreira Catarino pelo contributo inestimável que tem dado à confraria, região, ao vinho.

Durante o jantar, e a acompanhar o tradicional cabrito assado, foram servidos vinhos Bairrada das quatro décadas que se pretende comemorar e que reforçam o esforço da confraria na proteção e valorização dos vinhos da região. A cerimónia foi abrilhantada pelo grupo musical “Presto Duo” que aliou a sua excelente prestação com a tradição do Palace Hotel do Bussaco antes e durante o jantar.

Este Capítulo é também marcado pelo início das comemorações dos 40 anos da Confraria e da criação da região demarcada, tendo sido apresentadas algumas das atividades que se realizarão em 2019, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Rota da Bairrada, Academia do Vinho e o Círculo Cultural de Música da Bairrada. É ainda de salientar o desenvolvimento de conferências e colóquios, concertos e exposições focados na história da região, bem como o lançamento de um vinho comemorativo criado pela Confraria, em parcerias com vários produtores da região.

Neste XL Grande Capítulo foram investidos na Confraria dos Enófilos da Bairrada:

Confrade de Honra: Júlio Magalhães

Confrade de Mérito:

Maria Generosa Ferreira Catarino

Municipio de Anadia

Confrades efetivos:

Luis Pedro Gonçalves Faria de Abreu

Nuno Filipe Graça Jorge

Tomás Themudo Caldeira Cabral

João Paulo Silva de Assunção Vaz

António Manuel Fonseca da Silva

António da Silva Cabeço

Maria Fernandina da Costa Cerveira Dias Serra

Arlindo Vidal Gabriel Oliveira Martins

Licinia Maria Fernades Ferreira

António Paulo Ferreira Simões Rodrigues

Waldomiro Favero Neto

José Roberto Bresser Cueto

Filipa Campos Pato

William Germain Wouters

Nélia Maria Cardosa de Oliveira

Maria Helena Coelho Cardoso Moreira Marques Ribeiro

Comercio 780