Aveiro: Proposta de debate sobre “mobilidade em geral” sem eco da presidência da Câmara

1346
BUGAS 2 (Foto Facebook da Rádio Soberania).
Dreamweb 728×90 – Video I

O PS continua a “aguardar” uma discussão sobre o estudo de avaliação da concessão municipal de transportes públicos encomendado pelo município no âmbito da anunciada restruturação do serviço ‘Aveiro Bus’.

A lembrança foi deixada durante a reunião pública do executivo, esta quinta-feira, pelo vereador Fernando Nogueira, propondo que o debate abranja outros aspetos, como a utilização da bicicleta e a “questão da mobilidade em geral”.

“Informação publicada” tem dado conta, segundo alertou o eleito, para uma “perda” na utilização da bicicleta em termos nacionais, tendência que Aveiro não será exceção. O mesmo sucederá localmente nas viagens de transportes coletivos, enquanto as deslocações em automóvel aumentam, o que “parece colar-se menos” como a explicação de manter-se um eventual efeito da pandemia.

No que diz à bicicleta, Fernando Nogueira considerou que “é uma oportunidade de voltar à BUGA”, o projeto pioneiro de bicicleta gratuita, criticando o “engulho” da BUGA2, que continua sem ‘duas rodas’

Sobre a “pedonalidade”, o vereador chamou a atenção para “algumas travessias” com “vias fracas e inseguras que precisam de ser melhoradas para mudar de hábitos”.

“É difícil responsabilizar cidadãos pela mudanças se quem tem meios faz muitas coisas no sentido contrário” e promove medidas “pró-carro, lamentou, defendendo, ainda, a melhoria das ligações para funcionar como uma “rede” e não apenas “pontos de passagem” pelos sítios.

O presidente da Câmara viu na abordagem do professor da Universidade de Aveiro “umas epifanias sobre mobilidade e passeios”, garantindo que a Câmara está “a executar uma profunda qualificação urbana” que acautela “o que não houve” quando o PS governou, que é “bom senso e fazer coisas bem, a cuidar dos peões e bicicletas”. Intervenções que geraram “ganhos objetivos nos espaços de peão, na segurança desses corredores, em que podemos dar a volta ao município”, vincou. Uma preocupação que se fará sentir também no desnivelamento da chamada ‘rotunda do Rato’, na Avenida Europa, em preparação de lançamento empreitada.

Artigo relacionada

Aveiro: Câmara adjudicou elaboração do programa preliminar do desnivelamento da ‘rotunda do Rato’

“A discussão interessa pouco, o que interessa é melhorar o espaço publico, os transportes, as condições da cidade, que é cada vez mais procurada para viver, estudar, para turismo. Cria dificuldades, mas é bem melhor que o vazio”, afirmou.

Sobre a restruturação do serviço Aveiro Bus, Ribau Esteves disse aguardar os números do concessionário relativos a 2022 e terminar o trabalho em curso de reformulação “na perspetiva de aumento da oferta dos transportes”. Uma decisão que espera a parte da “matéria financeira” para ser levada à Câmara.

Artigos relacionados

Aveiro: “Muito provavelmente” será necessário gastar muito mais nos transportes públicos – Ribau Esteves

Aveiro / Transportes: PS leva queixas à AM e quer fiscalizar atividade da concessionária

Discurso direto

“O PS tem os seus traumas de ter gasto uma fortuna e levado à falência da BUGA, excelente marketing e mais nada, uma mentira de contributo de mobilidade. Não há engulho na BUGA 2, há um atraso das empresas. Temos uma data para o sistema funcionar, que não sinto ainda como segura. Pró carro ? Somos pró tudo, pró cidadãos, das suas opções, procurando estimular circuitos de curta distância para andar a pé ou bicicleta e onde há transportes públicos usá-los” – Ribau Esteves.

“Sobre mobilidade sustentável, somos a favor de tudo e não vemos maneira de perceber para onde vamos. O PS não teve epifanias, apenas está a repisar uma marca da nossa intervenção. Não menosprezando as melhorias pontuais nas empreitadas, a questão apontada foi a falta de ligação entre as coisas no espaço, não é um ato tresloucado, qualquer rede precisa de segurança e continuidade. O que falta é um horizonte da mudança, andamos a recuperar projetos de há 30 anos sem que se vejam grandes alternativas. Não dá o sinal, nem o que queremos como horizonte para mudança de hábitos e comportamentos” – Fernando Nogueira.

Vídeo da reunião da Câmara de Aveiro de 12 de janeiro de 2023.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780