“A Assembleia Municipal de Ílhavo manter-se-á fiel aos seus princípios e missão”

662
Paços de concelho, Ílhavo.

Hoje, dia 13 de janeiro, assinalamos os 125 anos da Restauração do Concelho de Ílhavo, marco importante para a recuperação da coesão territorial e administrativa perdida durante quase três anos (entre 21 de novembro de 1895 e 13 de janeiro de 1898) para o vizinho concelho de Aveiro.

Por Paulo Pinto dos Santos *

A restauração do Concelho de Ílhavo, feita pelo Decreto de 13 de janeiro de 1898, inseriu-se no longo processo de reforma administrativa que caracterizou o regime liberal, sem deixarmos de recordar os esforços e movimentos críticos dos ilhavenses que reclamavam pela reposição da “verdade, autonomia e legitimidade territorial e social”.

A Mesa da Assembleia Municipal não podia deixar de registar este importante marco que repôs a justiça na história do Município, devolvendo a autonomia administrativa ao território e às suas gentes que sempre procuraram defender e preservar a sua identidade cultural, histórica e social.

Uma identidade cultural, histórica e social reflexo do papel que a pesca do bacalhau e a construção naval tiveram no desenvolvimento económico e social do território, com um forte contributo para potenciar o município e posicioná-lo como uma referência, quer na região, quer a nível nacional. Mas também não podemos esquecer a importância que a Vista Alegre teve, e tem, no desenvolvimento do município. É um importante centro empresarial com considerável projeção nacional e internacional que desempenhou um papel preponderante na economia e na coesão social do município e da região, bem como no envolvimento de projetos culturais comunitários.

Volvidos 125 anos, o nosso Município – coeso, íntegro e autónomo – tem, hoje, desenvolvimento sustentado, dimensão económica, turística e cultural acima da média nacional, com atratividade e potencialidades ímpares – o Mar e a Ria – mobilidade, acessibilidades e qualidade de vida.

Para tal, muito contribuíram toda a nossa comunidade, as nossas gentes, os que escolheram este território para viver e o abraçaram de corpo e alma, a projeção do Porto de Aveiro e a Universidade, o dinamismo do nosso tecido Empresarial e das nossas Associações.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Ílhavo manter-se-á fiel aos seus princípios e missão: queremos estar ainda mais perto de todos, queremos ser a Casa da Cidadania e da Democracia, onde a pluralidade e a discussão democrática são marcas indeléveis da nossa identidade política, tendo em vista o desenvolvimento estruturado do Município de Ílhavo.

* Presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo (PSD).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780