Autárquicas 21: Concelhia do PSD de Aveiro garante que retomou processo autárquico “em definitivo”

1914
Vitor Martins, líder do PSD de Aveiro, em primeiro plano, em comício da Aliança com Aveiro.
Comercio 780

O Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do PSD “considerou (em definitivo) ilegal a avocação” feita pelo presidente da distrital do partido do processo autárquico de Aveiro, delegando-o, entretanto, no candidato à Câmara, Ribau Esteves, que assumiu, também com apoio da direção nacional, novamente, a liderança de uma coligação PSD-CDS-PPM, chamando a si a escolha dos cabeças de lista aos vários orgãos autárquicos, já apresentados publicamente.

Segundo um comunicado desta tarde da concelhia social democrata, o ‘tribunal’ do partido declarou ontem “inexistente qualquer efeito de suspensão da sua decisão anterior”, que tinha dado razão ao pedido de impugnação por parte dos dirigentes locais.

Além disso, “julgou total e irrevogavelmente improcedente a argumentação apresentada pelo candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Eng.º Ribau Esteves, além de indeferir integralmente a reclamação apresentada pela Comissão Política Distrital” por ir contra os Estatutos.

Com as deliberações tomadas pelo CJN, o PSD local diz que “fica definitiva e inapelavelmente eliminada qualquer dúvida quanto à legitimidade e competências para a condução, política e legal, e quanto a todas as decisões que digam respeito ao próximo ato eleitoral autárquico”, que são “única e exclusivamente da responsabilidade” da concelhia.

A avocação pela distrital, depois impugnada, travou as listas de candidatos aprovadas em plenário para a Câmara (indicando como número um Ribau Esteves) e Assembleia Municipal (sem incluir, na altura, cabeça de lista).

“O processo de escolha e indicação dos candidatos aos órgãos autárquicos obedece e faz respeitar a vontade do povo Aveirense. A Assembleia de Secção do PSD de Aveiro pronunciou-se, dando eco às vozes e aspirações dos Aveirenses, validando de forma unânime todos os nomes que compõem as listas de candidatura do PSD aos órgãos autárquicos”, refere o comunicado.

CJN volta a defender envolvimento de Ribau Esteves na formação das listas

O CJN, no seu acórdão, volta a considerar já designado o candidato a presidente da Câmara, insistindo que este “pode funcionar como elo preferencial do equilíbrio e busca de consenso que deve nortear as escolhas finais” das listas a formalizar até ao início de agosto no tribunal da Comarca.

A concelhia liderada por Vitor Martins assegura no comunicado que “sempre defendeu o diálogo e a cooperação, pelo que tristemente lamenta a mais absoluta ausência de contactos e abertura dos demais órgãos partidários, manifestando um sentido desgosto pelas inúmeras tentativas de imposição de vontades e egos e de ilegalidades a torto e a direito”, pretendendo levar por diante, como já anunciado em momentos anteriores, a “renovação e mudança profundas, com humanismo, proximidade e sentido de dever público, para engrandecer o concelho de Aveiro.”

Ler comunicado do PSD concelhio de Aveiro.

Artigos relacionados

Autárquicas 21 / Aveiro: Recurso do PSD concelhio ao Tribunal Constitucional indeferido por falta de enquadramento

Líder distrital e Ribau Esteves recorrem de acórdão do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.