Águeda: Autarquia vai tomar posse da estação da CP e anuncia novo material circulante na Linha do Vouga

10406
Estação de Águeda.
Comercio 780

As viagens históricas da locomotiva a vapor deram grande visibilidade à Linha do Vouga. As boas notícias poderão não ficar por aqui.

Isso mesmo adiantou o presidente da Câmara de Águeda ao intervir na última Assembleia Municipal, que teve lugar em Óis da Ribeira.

“Temos o comboio histórico, mas não é só isso. Temos negociações adiantadas para instalar material circulante novo aqui, isso é fantástico. E a linha não está fechada para outros lados, pode ter sequência. Vamos ver se acontece”, revelou Jorge Almeida.

O edil falava no período aberto à participação do público, antes da ordem do dia, na sequência da intervenção de um cidadão que apresentou a petição online que está a ser dinamizada por uma ‘comissão de utentes” da Linha do Vouga para reclamar a requalificação daquela ferrovia secular.

O autarca de Águeda considera que toda a ajuda é bem vinda, acreditando que vão chegar melhores dias. “Somos parceiros. Estamos numa época de ouro para o caminho de ferro nesta região. Temos um presidente da CP, Nuno Freitas, que é de S. João da Madeira, com uma sensibilidade notável, quer defender a Linha do Vouga e está a defender. É um parceiro enorme nesta luta”, afirmou.

Jorge Almeida admite que o empenho dos “parceiros do Norte” (Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Feira e Espinho) não é pelo ‘Vouguinha’. “Querem uma boitola larga, nós defendemos claramente a bitota métrica para a Linha do Vouga”, referiu.

O presidente disse que ficou “entusiasmado com as notícias” dadas numa reunião mantida com o ministro da Infraestruturas, Pedro Nuno Santos. “Saí bem impressionado com vontade, que é determinante, quase não vale a pena petições nesta altura”, ironizou.

As novidades não ficaram por aqui. Jorge Almeida informou a Assembleia Municipal que a Câmara “está prestes a fechar o acordo” para ficar com a estação da CP da cidade, que deseja ver dinamizada pelo movimento associativo local, e os terrenos adjacentes, atualmente sem utilização. “Foi um trabalho de formiga, muito em breve assinaremos o protocolo”, adiantou.

Sobre o comboio histórico, o autarca referiu que a recetividade “foi muito maior do que se poderia imaginar”, com ingressos esgotados, estando bem encaminhado que a locomotiva a vapor volte a circular na altura da páscoa.

O ‘Vouguinha’ levado também mais gente ao museu ferroviário de Macinhata, que recebeu em janeiro e fevereiro 1062 visitantes. No ano passado, cerca de 8300 pessoas foram conhecer o espólio.

Artigos relacionados

Comboio histórico regressa no Carnaval e Páscoa com mais carruagens antigas

Museu ferroviário de Macinhata vai ter espaço expositivo ampliado

Linha do Vouga: Águeda aplaude investimento a norte, mas defende modelo diferente para ramal de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780