10º aniversário da Loja Interativa de Turismo (LIT) do Arouca Geopark

573
Loja Interativa de Turismo, Arouca.

A Loja Interativa de Turismo (LIT) do Arouca Geopark comemora a 19 de setembro 10 anos da sua abertura. Integrando a rede de lojas de turismo da região de turismo do Porto e Norte de Portugal, a LIT recebeu nesta primeira década de funcionamento mais de 52 mil visitantes, com o número máximo de visitantes/ano a registar-se em 2015, aquando da abertura dos Passadiços do Paiva, quando passaram pela LIT 6847 visitantes. Em 2023 e até ao momento, são já mais de 4 mil os que passaram por este espaço de acolhimento ao visitante.

Relativamente às nacionalidades, cada vez mais se verifica uma maior procura deste espaço por parte do público internacional. Enquanto se verificou que 83,8% dos visitantes de 2014 foram de nacionalidade portuguesa, essa realidade muda drasticamente quando comparada com 2022, onde o público nacional apenas representou 49,64% dos visitantes.

Ao nível de visitantes internacionais, predominam os mercados de proximidades, sendo a Espanha o principal mercado emissor, com uma percentagem em constante crescendo (14,84% em 2022), seguindo-se a França (16,06% em 2022) na mesma constante de crescimento e, inclusive, tendo ultrapassado a Espanha em 2022. Alemanha (5,11% em 2022), Reino Unido (3,24% em 2022) e Brasil (2,86% em 2022) são, também, constantes ao longo desta década, salientando-se, nos últimos quatro anos o crescimento de mercados como Canadá, Estados Unidos da América, Holanda e Israel.

A informação solicitada pelos visitantes recai essencialmente pela procura de um mapa turístico e informações de direções para pontos específicos. Numa fase inicial, as atrações procuradas incidiam mais na Serra da Freita, Casa das Pedras Parideiras, Gastronomia, Percursos Pedestres e, pontualmente, Museu das Trilobites. Desde 2015 que o foco se alterou para o Vale do Paiva, mais precisamente para os Passadiços do Paiva, juntando-se a 516 Arouca, desde 2021. Estas atrações não eliminaram a procura pelos restantes, já procurados antes da sua abertura.

Dispondo de um auditório, a LIT tem-se afirmado também como espaço privilegiado para o acolhimento dos mais variados eventos, desde concertos a tertúlias, organizados pelo Município, mas também pelas associações locais e outras entidades. Ao longo destes 10 anos, o auditório da LIT recebeu perto de 400 eventos, nos quais participaram mais de 51 mil pessoas.

Câmara de Arouca

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.