ORBIS: A partir de Aveiro faz-se cooperação em países em desenvolvimento

836
ORBIS - ONG.
Comercio 780

A ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento surgiu em 2006, como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) a partir do Serviço de Voluntariado Missionário promovido e organizado pela Diocese de Aveiro. A ORBIS fio criada para desenvolver projetos de Cooperação para o Desenvolvimento em comunidades de países em Desenvolvimento, em especial, mas não em exclusividade, nos países de expressão portuguesa: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil.

Por Viviane Runa *

Enquanto organização de cariz maioritariamente voluntário, desenvolvemos, há 17 anos, projetos que possibilitam o acesso à educação: ONE Child, ONE Future!, o nosso projeto de apadrinhamento à distância, e O MEU SONHO É ESTUDAR!, projeto em que turmas nacionais apadrinham turmas nos nossos países de atuação. Na iniciativa PRODUTOS COM HISTÓRIA! promovemos o Comércio Solidário e o comércio justo, dando visibilidade à história dos produtores e garantindo que estes tenham, na sua arte, uma forma de sustento para as suas famílias e de quebrar o ciclo de pobreza.

Ao longo nos últimos meses, temos também trabalho na angariação de fundos para a construção de uma escola no Bairro Coragem, em Angola. A inexistência de infraestruturas obriga as crianças do Bairro Coragem a caminharem diariamente 14km até à escola mais próxima. Consequentemente, as crianças com idade inferior a 10 anos, acabam por desistir de frequentar a escola por não aguentarem a dura caminhada diária, ou ficam expostas aos perigos da estrada. Este projeto, intitulado “O Sonho Nasce Aqui!”, é promovido em parceria com a Okulongisa, uma organização angolana de voluntários para a educação. Continuaremos a organizar iniciativas de angariação de fundos nos meses que se seguem, já que construir a escola o mais rápido possível terá um impacto enorme para as crianças do Bairro Coragem. Até agora, angariámos 3600€ dos 22.000€ necessários).

A delegação da ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento tem dois objetivos finais: a sustentabilidade da organização e aproximação à sociedade civil.
A necessidade de existir um espaço exclusivo da ORBIS foi crescente. Com a abertura Delegação, pretendemos envolver mais os voluntários, acolher os estagiários, guardar materiais da organização, ter um espaço para reuniões com entidades externas e receber turmas, padrinhos e outros intervenientes nos projetos, dar maior visibilidade aos projetos que desenvolvemos e aproximarmo-nos da comunidade.

O espaço também será utilizado para expor e vender os artigos do projeto Comércio Solidário, merchandising ORBIS e acolher eventos ou pop-up stores para artesãos locais/nacionais, que queiram expor temporariamente no nosso espaço as suas peças. A Delegação está situada no Centro Comercial OITA, loja 303, 1º andar.

* Presidente da ONG ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.