Vento reativou fogos florestais durante a noite em Águeda e Albergaria-A-Velha

3908
Bombeiros (foto genérica).

O vento forte que se fez sentir durante a madrugada reativou os fogos florestais em Águeda e Albergaria-A-Velha que estavam dados como dominados, ao final da noite de ontem.

A intensidade do fumo e proximidade das chamas obrigaram a cortar a circulação na A1 (Estarreja – Aveiro Sul) e e A25 (Nó do Sobreiro e nó do Carvoeiro). No IC2, a ligação entre Águeda e Albergaria-A-Velha também estava condicionada.

As Câmaras Municipais de Albergaria-A-Velha e Águeda ativaram os respetivos planos municipais de emergência e proteção civil.

Os incêndios que deflagraram entre o final da manhã e o meio da tarde de ontem nos dois concelhos mobilizavam, ao nascer do dia desta sexta-feira, cerca de 600 operacionais. A noite contou com reforços de Coimbra, Viseu e Lisboa.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou seis meios aéreos, que começaram a atuar em Albergaria-A-Velha, apesar de “alguns constragimentos devido ao vento”, por força das condições metereológicas adversas.

“Foi um autêntico inferno, com tantos incêndios, em Águeda e Albergaria, a aproximarem-se de zonas urbanas e industriais. Foi preciso empenhamento grande dos meios, é impossível não acontecer reacendimentos com este vento e temperatura”, declarou ao princípio da manhã o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida.

Em Albergaria-A-Velha, os bombeiros tiveram evacuar alguns residentes, nomeadamente idosos, em zonas de risco. O Exército mobilizou para Assilhó uma máquina de rasto.

Mapa dos incêndios

Águeda: Macinhata do Vouga – ponto de situação Fogos.pt; Lamas – ponto de situação Fogos.pt; Travassô – ponto de situação Fogos.pt; Veiga, Valongo do Vouga – ponto de situação Fogos.pt.

Albergaria-A-Velha: Paus, Alquerubim – ponto de situação Fogos.pt.

GNR deteve suspeito de atear fogo em Albergaria-A-Velha

No concelho de Albergaria-a-Velha, a GNR deteve ontem um homem de 64 anos em flagrante delito quando este através da utilização de um isqueiro provocou um incêndio florestal.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780