Chamas lavram há mais de 24 horas em Albergaria-A-Velha e Águeda

1209
Lugar do Fontão, Albergaria-A-Velha.
Comercio 780

O autarca de Albergaria-A-Velha relatou que, pelas 13:00, a povoação de Fontão esteve “seriamente em perigo”, mas os bombeiros conseguiram evitar o pior: “só uma casa ficou chamuscada”.

A meio da tarde, estavam ativas três frentes de fogo. “O grande inimigo tem sido o vento que tem feito várias projeções. Os meios são suficientes, só que tendo em conta as várias projeções é difícil, em tempo útil, mudar esses meios”, explicou António Loureiro à reportagem da Rádio Renascença.

Três bombeiros sofreram acidentes no combate às chamas em Albergaria-A-Velha, um dos quais com fratura.

Um militar da GNR foi atropelado por um veículo cujo condutor desobedeceu a ordens que impediam o seu acesso a uma das zonas onde lavra o incêndio, ficando com ferimentos ligeiros, adiantou a Agência Lusa.

A área ardida naquele concelho já rondará os três mil hectares, na estimativa das autoridades, tendo alcançado a zona de Frossos, já próximo do Rio Vouga, depois de atingir São Marcos.

“Não acredito muito em projeções” – proprietário florestal de Fontão, Albergaria-A-Velha (abaixo link para ouvir declarações)

O incêndio da Veiga (Lamas, Águeda) foi dado como dominado, mas não extinto, adiantou o comandante distrital de proteção civil, António Ribeiro.

Mapa dos incêndios

Águeda: Macinhata do Vouga – ponto de situação Fogos.pt; Lamas – ponto de situação Fogos.pt; Travassô – ponto de situação Fogos.pt; Veiga, Valongo do Vouga – ponto de situação Fogos.pt.

Albergaria-A-Velha: Paus, Alquerubim – ponto de situação Fogos.pt.

(em atualização)

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780