Projeto ‘Climântica’ de regresso a Aveiro

1732
Projeto Climântica.
Dreamweb 728×90 – Video I

Aveiro volta a receber o ‘Campus Juvenil Internacional Climântica’, com foco na temática das alterações climáticas, que decorre até 8 de setembro com debates e animação cultural.

93 alunos dos 11 aos 17 anos e 26 professores chegaram na quarta-feira à cidade oriundos de várias regiões de Portugal, Polónia, México e Espanha para tomar parte na terceira edição consecutiva do encontro que a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe e coorganiza.

Um evento que “procura encontrar de forma criativa respostas educativas para o problema das alterações climáticas.”

Os participantes formam durante o campus “equipas heterogéneas relativamente à idade, competências, vocações, talentos e diversidade geográfica e temática”.

Uma forma de “promover a articulação multidisciplinar e fortalecer redes escolares internacionais que possibilitem intercâmbios de experiências relacionadas com diferentes realidades sociais, culturais e económicas.”

Os jovens são desafiados a produzir durante a estadia em Aveiro um espetáculo que junte teatro, música, dança e artes plásticas, e ainda cinco curtas-metragens de sensibilização ambiental sobre as alterações climáticas no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Os participantes foram selecionados entre mais de 200 alunos de três continentes, que se candidataram através da publicação de um produto multimédia.

Os professores, por sua vez, também têm um programa dedicado, que incluí workshops, uma saída de campo, e vários seminários apresentados por diversos oradores de diferentes entidades, “sempre com o propósito de encontrar novas formas de aprender e ensinar sobre o tema das alterações climáticas.”

A apresentação final das curta-metragens e do musical produzidos pelos alunos acontece no último dia do campus, no domingo, das 12:00 às 14:00, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, sendo aberta ao público geral.

O projeto Climântica (http://www.climantica.org/) é coordenado por Francisco Soñora-Luna do IES Virxe do Mar, da Universidade de Santiago de Compostela.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780