Oliveira do Bairro: Um concelho melhor e mais próspero

1898
Município de Oliveira do Bairro.

Assim como homenageamos os antigos autarcas e o cunho no nosso desenvolvimento e na nossa história, não nos podemos esquecer que, também nós, estamos a fazer esse caminho de um concelho melhor e mais próspero.

Duarte Novo *

Celebramos hoje um ato histórico para o nosso concelho e a sua sede. A 26 de agosto de 2003 eram aprovados na Assembleia da República os diplomas que elevavam a vila as sedes de freguesia, da Palhaça, de Bustos, do Troviscal e da Mamarrosa. Era ainda elevada a Cidade a sede do Concelho, Oliveira do Bairro.

Esse momento foi importante e o espelho dessa importância, na altura, na redefinição do nosso feriado municipal.

Mas para chegarmos aqui, outros antes de nós percorreram um caminho longo e difícil. Um percurso sem o qual, não poderíamos estar aqui hoje.

Uma palavra para todos os Presidentes de Câmara, que antes do 25 de abril, contribuíram, em primeiro lugar, para preparar os alicerces do concelho que temos hoje.

Mesmo após a Revolução dos Cravos as comissões administrativas mantiveram o concelho em movimento.

Uma palavra de homenagem ao Dr. Alípio Sol, o primeiro Presidente de Câmara eleito, pelo seu trabalho abnegado, num tempo em que quase não havia nada.

Uma referência ao Dr. Acílio Gala, que nos seus quatro mandatos transformou este concelho, dando-lhe um destaque que nunca teve.

E ainda uma nota de apreço ao Sr. Mário João Oliveira pela sua intervenção na regeneração da Cidade de Oliveira do Bairro, no Parque Escolar concelhio e na criação do Quartel das Artes.

E claro, uma palavra de apreço para todos os autarcas das últimas décadas, bem como para todos os colaboradores que passaram nesta casa, contribuindo para que Oliveira do Bairro se tornasse melhor.

Não esquecer também os Presidentes das Assembleias Municipais e os seus membros. A eles coube e continua a caber a função de fiscalização, mas também de colaboração com os executivos camarários. É nesse órgão de discussão e reflexão que o futuro do concelho é pensado e discutido e em que se deliberam os planos estruturantes para o seu desenvolvimento.

Às Freguesias, seus Presidentes e executivos e às assembleias de freguesia cabe ainda a gestão de proximidade de relacionamento próximo, que faz do nosso concelho um território homogéneo, de fregueses e vizinhos.

É esta dinâmica política e social que terá influenciado o desenvolvimento das vilas e da cidade. Foram, e continuam a ser, uma afirmação do nosso desenvolvimento e a nossa vontade de querermos mais e melhor.

As elevações a Cidade e a Vilas dependeram muito daquela vontade.
Esta vontade mantém-se.

Queremos mais e melhor desenvolvimento económico.
Queremos alargar as nossas Zonas Industriais, criar emprego e fixar famílias no nosso concelho.
Queremos mais riqueza e apostamos numa maior e melhor economia local.
Queremos que as nossas crianças tenham uma educação de qualidade, com valores e condições de excelência.
Queremos que a nossa cidade e que as nossas vilas tenham cada vez mais espaços devidamente urbanizados e mais espaços verdes e de lazer.

Queremos que as nossas estradas e vias de comunicação sejam cada vez mais seguras e deem mais segurança para os peões.
Queremos mais e melhores condições de resposta às necessidades primárias de saúde.
Queremos garantir melhores meios para as forças da ordem e mais segurança para as populações.
Queremos proteger a nossa floresta, com melhor ordenamento.
Queremos que todos os oliveirenses possam ter acesso a uma cultura de qualidade e diversificada. Daí a aposta nos museus, no património e também na arte urbana.
Queremos melhor meio ambiente e preservá-lo para as novas gerações.

Assim como homenageamos os antigos autarcas e o cunho no nosso desenvolvimento e na nossa história, não nos podemos esquecer que, também nós, estamos a fazer esse caminho de um concelho melhor e mais próspero.

É esta vontade que nos compromete com o futuro e nos compromete com uma sociedade mais desenvolvida.

Um bem-haja às nossas vilas da Palhaça, Oiã, Bustos, Troviscal e Mamarrosa e à nossa cidade de Oliveira do Bairro.

* Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro (CDS). Discurso no 16º aniversário da elevação a cidade assinalado a 26 de agosto de 2019.

Duarte Novo, presidente da Câmara de Oliveira do Bairro.

 

Publicidade, Serviços & Donativos