Zoo de Lourosa alerta para importância da conservação do Abutre

1387
Zoo de Lourosa.

No próximo dia 1 de Setembro, o Zoo de Lourosa celebra o Dia do Abutre, com uma série de atividades que darão a conhecer curiosidades e peculiaridades sobre estas aves.

As atividades terão lugar no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Abutre, efeméride marcada no primeiro sábado de Setembro, e que pretende alertar a comunidade para o papel vital que estas aves desempenham na saúde dos ecossistemas do nosso planeta, sublinhando a importância da sua conservação.

Atualmente, os abutres enfrentam graves ameaças. A colisão contra linhas de alta tensão, a falta de alimento, a perda de habitat e o envenenamento são algumas das inúmeras razões que põem estas espécies em perigo. Sabe-se que, das 23 espécies de abutres existentes no globo, 11 estão em perigo, pelo que esta celebração tem como objetivo alertar a comunidade para esta realidade.

Em destaque estará também o Urubú-rei, espécie cujo programa reprodutivo da Associação Europeia de Zoos e Aquários- EAZA- é coordenado pelo Zoo de Lourosa desde 2016.

Atividades do dia

Palestra | Sessões às 11h00 e 15h30

Nesta sessão vamos aprender tudo sobre os Abutres! Quantas espécies existem, onde as podemos encontrar, quais os seus hábitos alimentares, as ameaças que enfrentam e algum do trabalho que está a ser desenvolvido para as proteger.

Duração 15-20 minutos(aprox.)

Atelier | Sessões das 11h30 às 12h30 e das 16h00 às 17h00

A brincar também se aprende, e por entre jogos, papel, lápis e tesoura, será possível conhecer algumas características dos protagonistas deste dia- os abutres, também denominados por “recicladores da natureza”.

Estas atividades estão incluídas na entrada do parque, de acordo com o tarifário em vigor.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780