Parque de GPL do Porto de Aveiro em fase de ampliação

2351
Parque GPL, Porto de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A DIGAL – Distribuição e Comércio SA, prepara a instalação de dois novos reservatórios e a constituição de um novo parque de armazenamento de garrafas no parque de Gases de Petróleo Liquefeitos (GPL), que opera no Porto de Aveiro, “tendo em vista aumentar a capacidade de armazenamento”.

O projeto de ampliação está em consulta pública até 9 setembro. O Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) assegura que “as principais afetações negativas, responsáveis pela alteração do ambiente característico da região, serão geradas na fase de construção, dela resultando um maior número de impactes diretos, de magnitude variável”.

Os impactes de instalação dos reservatórios e do novo parque de armazanamento são considerados “pouco significativos, ainda que pontualmente moderadamente significativos, sendo quase na sua totalidade circunscritos a determinados locais situados na área de afetação direta e/ou envolvente próxima ao projeto e de carácter temporário e/ou passíveis de minimização”.

Atualmente, o operador possui seis reservatórios cilíndricos para armazenagem de propano. No âmbito do projeto de expansão, prevê-se a instalação de dois novos reservatórios cilíndricos, de eixo horizontal, recobertos, sendo um para armazenagem de propano e outro para armazenagem de butano.

O novo reservatório para armazenagem de propano irá receber produto a partir dos navios e será dedicado para o serviço de enchimento de garrafas. O novo reservatório para armazenagem de butano irá receber produto a partir de camiões cisterna e também será dedicado para o serviço de enchimento de garrafas.

Será instalado ainda um novo edifício de enchimento de garrafas, com duas linhas de GPL, uma ilha de descarga de cisternas de butano e áreas de armazenagem e manuseamento de garrafas.

A receção/expedição de GPL nas componentes do projeto em estudo será maioritariamente efetuada por navio.

Parque de GPL, Porto de Aveiro.

Dados de tráfego

Nº de navios recebidos
16 (atual)/ 23 (após expansão)
Nº de cisternas expedidas
1000 (atual)/ 800 (após expansão)

Nº de cisternas recebidas
400 (após expansão)
Nº de veículos c/ GPL embalado expedidos
1.700 (após expansão)

Publicidade, Serviços & Donativos