Torrão do Lameiro junta-se ao Furadouro na lista das praias com ‘Qualidade de Ouro’

482
Praia do Torrão do Lameiro, Ovar.

“Distinção” atribuída pela associação ambientalista “vem atestar a qualidade da água”, destaca a Câmara de Ovar.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Duas praias do município de Ovar receberam o galardão ‘Praia Qualidade de Ouro’, que é atribuído anualmente pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Para além da praia do Torrão do Lameiro/Marreta, distinguida em 2023, junta-se a praia do Furadouro, atestando “a qualidade excelente da água”, entre outros critérios ponderados num histórico de análises oficiais dos últimos cinco anos.

No caso da praia do Torrão do Lameiro/Marreta, a Quercus contraria a avaliação da Associação Bandeira Azul que, pelo segundo consecutivo, decidiu não contemplar aquela zona balnear com o seu símbolo de qualidade.

Artigo relacionado

Mesmo sem Bandeira Azul, Câmara de Ovar garante boa qualidade da praia do Torrão do Lameiro

O galardão ‘Praia Qualidade de Ouro’ é atribuído há quase 15 anos, distinguindo a qualidade da água balnear das praias portuguesas, definida através de inúmeras análises efetuadas por laboratórios de Administrações Regionais Hidrográficas.

Com a atribuição destes galardões, o autarca volta a destacar a “importância das praias na dinâmica económica do Município”, reforçando a urgência de uma intervenção profunda, para além das obras que já estão previstas para o final desta época balnear no Furadouro, que permita “combater de forma eficaz e definitiva a erosão costeira que se tem vindo a agravar nos últimos anos”.

Ovar aumentou as suas praias distinguidas pela Quercus, contrariando a tendência nacional, uma vez que foram distinguidas menos 28 praias do que no ano passado. No total, a associação vai entregar a bandeira a 356 praias, das quais 291 são costeiras, 55 interiores e 10 de transição.

Discurso direto

“Este é um galardão muito importante que demonstra que o Município de Ovar tem feito uma gestão responsável das suas praias e vem reforçar a confiança dos banhistas na qualidade ambiental da água, em que a promoção de um turismo sustentável, assente na valorização e preservação dos seus recursos naturais é prioritária. Destaco a importância das praias na dinâmica económica do município, reforçando a urgência de uma intervenção profunda, para além das obras que já estão previstas para o final desta época balnear no Furadouro, que permitam combater de forma eficaz e definitiva a erosão costeira que se tem vindo a agravar nos últimos anos” – Domingos Silva, presidente da Câmara de Ovar.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.