Sever do Vouga e Águeda reclamam 877 mil euros à EDP

5046
Cheias em Pessegueiro do Vouga.
Dreamweb 728×90 – Video I

Os municípios de Sever do Vouga e Águeda remeteram à EDP uma lista dos danos causados pela descargas da barragem de Ribeiradio, no final do ano passado, aquando das tempestadas ‘Elsa’ e ‘Fabien’, com um total de prejuízos de 877.663 euros, verba que é reclamada a título de compensação.

As autarquias invocam “atuação presumivelmente incorreta” nas descargas por parte da empresa Greenvouga, que é detida pela elétrica.

O concelho de Águeda reclama cerca de 458 mil euros, enquanto Sever do Vouga apresentou prejuízos de 419 mil euros.

Entendem que a EDP deve ser responsabilizada pelo pagamento dos danos provocados, “salvo melhor opinião, causados pela sua atuação negligente, uma vez que como lhe compete, deveria ter atuado em tempo oportuno e libertar a água dos caudais”.

Ainda para mais, alegam as Câmaras, “os fenómenos meteorológicos ‘Elsa’ e ‘Fabien’ foram amplamente noticiados”, quer pelos meios de comunicação social, quer pelos vários avisos emitidos pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA) e Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),
nos dias que antecederam as tempestades.

A empresa proprietária da barragem “nada fez para atenuar a descarga efetuada no final do dia 19 de Dezembro de 2019”, o que causaria danos em infraestruturas públicas e privadas nas zonas ribeirinhas de ambos os concelhos.

Prejuízos

Infraestruturas públicas
» Freguesias de Cedrim/Paradela: 150.000 euros
» Freguesia de Pessegueiro do Vouga: 80.000 euros

Infraestruturas privadas
» Os valores dos prejuízos estimados totalizam a quantia de 189.458 euros

Freguesias de Carvoeiro e Macinhata (concelho de Águeda)
» A estimativa dos prejuízos causados perfaz a soma de 458.005 euros

Artigos relacionados

Sever do Vouga: Autarquia oficiou EDP apontando falhas na grande cheia de dezembro

Alerta de cheias na zona ribeirinha de Águeda / EDP alerta para aumento de descargas da barragem de Ribeiradio no Rio Vouga

Baixa de Águeda revive cheias históricas

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780