Alerta de cheias na zona ribeirinha de Águeda / EDP alerta para aumento de descargas da barragem de Ribeiradio no Rio Vouga

5715
Foto do Facebook do jornal Soberania do Povo.
Comercio 780

“É muito provável” que aconteçam inundações até ao final da tarde na zona baixa da cidade de Águeda, devido à subida do caudal do rio, engrossado pela chuva intensa nas últimas horas.

A bacia hidrográfica de Águeda surge referenciada no “alerta de cheias” feito pela Proteção Civil para “zonas com histórico” de subida do nível das águas.

O aviso foi deixado pelo comandante Pedro Nunes em conferência de imprensa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civl (ANEPC)

Desde as 14:00 de ontem e até às 12:00 de hoje tinham sido registadas 1800 ocorrências no País relacionadas com a depressão Elsa, sobretudo queda de árvores, estruturas e inundações. Aveiro figura entre os distritos mais afectados.

As condições meteorológicas devem melhorar “significativamente” apenas a partir da tarde de sábado.

O jornal Soberania do Povo partilhou imagens do rio na baixa de Águeda ao início da tarde.

Várias zonas do centro da cidade e outras zonas ribeirinhas do concelho (Fermentelos, Espinhel, Oronhe, Ois da Ribeira) ficaram inundadas por falta de escoamento das águas pluviais, obrigando a cortar estradas locais.

Trânsito condicionado na Mealhada

Mais a sul da região, a autarquia da Mealhada informa que foi forçado a condicionar a circulação automóvel ou até mesmo a cortar o trânsito em algumas estradas do concelho devido a inundações. O plano municipal de proteção civil foi ativado.

Barragem de Ribeiradio aumenta descarga de água para o Rio Vouga

A meio da tarde, a Junta de Freguesia de Eixo e Eirol, no concelho de Aveiro, divulgou um alerta da EDP a informar que o a barragem de Ribeiradio, em Sever do Vouga / Oliveira de Frades vai aumentar a descarga de água de 450m3 por segundo para cerca de 650 m3 por segundo. Face ao aumento previsível do caudal do Rio Vouga, foi dada a recomendação de “acompanhamento e aviso das populações”.

Artigo relacionado

Quedas de árvores e inundações deram muito trabalho aos bombeiros da região

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780