Ribau Esteves antecipa “luta violenta” para selar aterro de Eirol

987
UMTB, Eirol (Foto ERSUC).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro continua a opor-se frontalmente à expansão do aterro da Unidade de Tratamento Mecânico Biológico (UTMB), que funciona em Eirol.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Já começámos uma luta violenta”, anunciou o presidente da autarquia na reunião da Assembleia Municipal (AM) realizada esta sexta-feira à noite no centro cultural de Eirol, Freguesia de Eixo e Eirol, admitindo recorrer a todos os meios necessários para o encerramento do aterro sanitário que serve uma parte dos municípios da Região Centro.

Além da UTMB, o Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos de Aveiro, a concessionária possui em atividade uma estação de triagem da automatizada, uma unidade de valorização energética do biogás, um aterro sanitário de apoio e uma ETAR.

A empresa do grupo Mota-Engil tem vindo a preparar a ampliação da UMTB com uma terceira célula para depósito de resíduos sólidos urbanos, prolongando a vida útil do aterro em operação desde 2012 por mais 12 anos, um plano acolhido pelo Governo, mas a que o município de Aveiro já deu conta que se opõe, defendendo uma localização alternativa.

“Já oficiámos o Governo, somos contra a ampliação. Já basta, andamos há quase 40 anos a tratar do lixo de toda a gente. Já quando fechámos Taboeira era para ir para outro sítio, ficou aqui num negócio absurdo. Somos contra, lutaremos por todos os meios para que o aterro seja selado, quando a operação terminar, o que está previsto para 2029-30, e que vá para outro município”, reafirmou Ribau Esteves na Assembleia Municipal.

Artigos relacionados

Câmara de Aveiro está contra a intenção da ERSUC de ampliar aterro sanitário de Eirol

ERSUC faz investimento de 2,6 milhões para tratar bioresíduos nas unidades de Aveiro e Coimbra

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.